BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Índice de chuvas acima do normal

Quantidade de chuva pode influenciar na elevação do nível do rio Madeira.

Publicado: 13/01/2017 às 05h00

Nos últimos dias a cidade foi castigada pela chuva. Várias vias da capital ficaram alagadas por causa da chuva

Embora a estação chuvosa tenha iniciado de maneira tímida, com incidência de chuva abaixo da média na região de Porto Velho, o Sistema Integrado de Proteção da Amazônia (Sipam) chama a atenção para o fato de o inverno amazônico deste ano apresentar anomalias negativas de temperatura, influenciadas pelo fenômeno La Ninã, o que prevê índice de chuvas acima do normal no Estado no primeiro trimestre do ano.

Batizada pelos técnicos, como anomalias negativas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico Equatorial são típicas do evento de La Niña. “Embora se apresentem em franco declínio, esta característica pode produzir excedentes moderados de precipitação (chuva) no Sul da região Amazônica. Diante deste cenário, o prognóstico para o trimestre janeiro, fevereiro e março de 2017 é que as chuvas devem ficar acima do normal no Acre, Rondônia, noroeste e oeste do Mato Grosso”, informa Marcelo Gama, meteorologista da Divisão de Meteorologia do Censipam.

Para os próximos dias a previsão é de pouco sol

Dezembro foi considerado como um mês seco

Este ano, a estação chuvosa iniciou com precipitação abaixo da média em Porto Velho. O mês de dezembro de 2016 foi considerado, segundo a classificação dos intervalos, como um mês seco, ou seja, índice de chuva abaixo da média climatológica em todo o centro norte de Rondônia, inclusive em Porto Velho, onde foi registrado 212,8 mm e era esperado um total em torno de 320,0 mm.

De acordo com o registro da estação meteorológica do Inmet/Embrapa, em dezembro de 2015, em Porto Velho foi registrado 309,0 mm, enquanto que em dezembro de 2016 foi registrado apenas 212,8 mm, o que corresponde a aproximadamente 70% da precipitação de dezembro de 2015. Nos primeiros 10 dias de janeiro de 2016 o total de chuva registrado em Porto Velho foi de 92,8 mm, enquanto no mesmo período de 2017 foi registrado 36,8 mm, resumindo, o mês de janeiro de 2017 iniciou com precipitação bem abaixo do ano de 2016.

Matéria completa acesse: Edição Digital

Por Mineia Capistrano Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário