Porto Velho/RO, 23 Março 2024 12:14:22
RONDÔNIA

Infoparty é aberta em Porto Velho

O primeiro dia da feira tecnológica atraiu jovens ávidos para participar das palestras.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/11/2017 às 18h41min

O evento foi programado para acomodar 7 mil pessoas, durante as 48 horas da feira Jota Gomes / Diário da Amazônia

A abertura da segunda edição da Infoparty, um dos maiores eventos de tecnologia, ciência e empreendedorismo da região norte, aconteceu na tarde de ontem, com a presença da astrofísica Duília de Melo.

Por volta das 15h de ontem, o público que acompanhava a abertura da feira de tecnologia, pode conhecer a astrofísica brasileira Duília Melo, que palestrou no palco principal por cerca de uma hora sobre as suas descobertas no universo, como se tornou uma astrofísica renomada, além da importância dos governos investirem em tecnologia e estimular a curiosidade dos jovens.

“Hoje falei um pouco das minhas descobertas, sobre as bolhas azuis, é muito bom estar aqui para motivar os jovens a seguir os seus sonhos e a carreira científica, na inovação e tecnologia, pois o Brasil precisa muito disso, Rondônia é um Etado que começou a crescer não tem muito tempo, com isso vejo que os jovens são muito entusiasmados, são pessoas que já começam na era da tecnologia, vejo o Estado com muito otimismo, nós temos universidades de alto padrão no norte, então para a região despontar é questão de tempo”, disse a astrofísica.

O primeiro dia da feira tecnológica atraiu vários jovens que, estavam ávidos para participar das palestras, como a estudante Wellica Nobre, que participou da feira como forma de conhecer melhor a área que pretende atuar.

“Os workshops sobre informática e tecnologia são os que mais me interesso, pois é um campo que eu quero atuar futuramente, pretendo me graduar em jogos digitais , então a feira já está me proporcionando uma ótima introdução”, comentou a estudante.

O evento foi programado para acomodar 7 mil pessoas, durante as 48 horas do infoparty várias atrações como apresentações, palestras e competições de games acontecem simultaneamente nas salas, palestrantes como Marco Murara, Hélio Castelo Branco e Abner Andrade de Souza apresentaram suas perspectivas sobre temas como empreendedorismo, inovação e cultura digital e ciência e tecnologia.

Feira de tecnologia foi aberta pelo governador

O governador Confúcio Moura fez a abertura do evento e acompanhou de perto as apresentações, durante o lançamento da feira, na última segunda (13), ele disse que a iniciativa deve ser assumida pelo setor privado. O evento é totalmente realizado pelo governo do Estado, mas, segundo o governador, será vantajoso passar para o setor privado, que poderá dispor de mais meios e interesse para que a feira prossiga produzindo efeitos positivos.

Após avaliar que a Infoparty de 2016 motivou diversas iniciativas no campo digital, Confúcio afirmou que o desafio é incorporar a inovação e tecnologia ao setor economicamente produtivo e para isto, os jovens são um caminho natural. “Nossa vontade é crescer nesta área. Temos vontade de ir longe”, disse.

Importância do evento

O diretor do Departamento de Comunicação Social do Governo de Rondônia, Domingues Júnior explica a importância do evento que é gerar conhecimento para os estudantes e proporcionar estímulo aos empreendedores:

“A importância deste evento passa pelo espírito empreendedor do rondoniense, esta feira oferece a possibilidade para que os jovens aprendam, além de estimular o conhecimento e desenvolvimento da tecnologia do Estado, esta edição foi realizada com verba pública, que está limitada e com data para vencer, por isso é muito importante que o evento seja adotado pela iniciativa privada, foi assim com a Rondônia Rural Show e creio que será assim com a Infoparty”, finalizou o diretor.



Deixe o seu comentário