BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

J. Nogueira

coluna

Perfil

Publicado: 05/11/2017 às 06h00

Informe Central

Eletrobras Esclarecimento sobre nota veiculada neste espaço, publicada na última quinta-feira (2), sobre iluminação pública na cidade..

Eletrobras

Esclarecimento sobre nota veiculada neste espaço, publicada na última quinta-feira (2), sobre iluminação pública na cidade de Jorge Teixeira, a Eletrobras Distribuição Rondônia informou que a Contribuição sobre Iluminação Pública (Cosip), é prevista no artigo 149 da Constituição Federal e estabelece que os serviços de iluminação pública são de competência dos municípios, que dispõem, inclusive, que a forma de cobrança e a base de cálculo, sejam por lei aprovada pela Câmara Municipal.

Esclarecendo 

Em nota, a Eletrobras Distribuição Rondônia, afirma que são atribuídas ao Poder Público Municipal toda e qualquer responsabilidade pelos serviços de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública. Nesse caso, a distribuidora de energia elétrica apenas arrecada a taxa de iluminação pública para o município. “Iluminação pública é responsabilidade do poder público municipal e a Eletrobras Distribuição Rondônia é apenas agente arrecadador”.

Lombadas 

Após reivindicação feita pelo prefeito Célio Lang (PP) do município de Urupá ao deputado estadual Airton Gurgacz (PDT), o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) através da Usina Estadual de Asfalto (UEA) realizou a instalação de seis lombadas ao longo da rodovia estadual (RO-473) que passa dentro do perímetro urbano da cidade. O percurso é considerado de alto índice de acidentes, inclusive, com vítimas fatais. “Agradeço ao diretor do DER, Ezequiel Neiva, ao chefe da Usina, Alexandre Brito ao deputado Airton Gurgacz em ter intermediado o pedido”, declarou Lang.

Estradas 

A estrada municipal que liga o centro de Ji-Paraná à penitenciária estadual Agenor Martins de Carvalho e ao setor rural, mais precisamente a Linha União, já teve quase dois quilômetros recuperados pela 8ª Residência do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER). Falta, agora, a troca da ponte de madeira situada no igarapé Nazaré por tubo ármico, que inclusive, já foi levado para o local. Segundo o chefe do DER/RO, resta apenas a presença da equipe da Semosp para que o serviço seja concluído, antes que comece de vez o temeroso inverno amazônico. Por quanto tempo ainda?

Perda 

Além de lembrar a passagem de parentes e amigos no Dia de Finados, a família Mendonça também perdeu a sua matriarca, Zely Lima Mendonça, mãe do ex-vereador Jessé Mendonça e do delegado de Polícia Civil Henrique Mendonça Bittencourt, faleceu na última quinta-feira (2) em uma unidade particular de saúde. Zely tinha 90 anos, mãe de oito filhos, 11 netos e nove bisnetos. Ela chegou a Rondônia há 47 anos, de Cachoeiro do Itapemerim – Espírito Santo, se instalando primeiramente em uma área de colonização de Ouro Preto, e logo, mudando para a antiga Vila de Rondônia. Lamentamos!

cemitérios

E os dois cemitérios de Ji-Paraná, Pioneiros (Pimeiro Distrito) e Saudade (Segundo Distrito) receberam bom público na quinta-feira (2), data alusiva ao Dia de Finados. Como sempre, o maior número de público foi no da Saudade onde aproximadamente 30 mil pessoas homenagearam parentes e/ou amigos, já falecidos. No ‘Pioneiros’, um senhor de 65 anos reclamou das condições precária do local, cheio de mato, galhos não retirados, túmulos abandonados e sem corredores para caminhar.