BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

J. Nogueira

coluna

Perfil

Publicado: 14/01/2018 às 06h00

Informe Central

Apertando  A prefeitura de Ji-Paraná começa o ano ‘apertando’ os donos de terrenos baldios abandonados pelos seus proprietários...

Apertando 

A prefeitura de Ji-Paraná começa o ano ‘apertando’ os donos de terrenos baldios abandonados pelos seus proprietários. Através de Lei aprovada pela Câmara Municipal, o município passa a ter maior poder de fogo para fiscalizar, notificar, multar e até se preciso for, acionar apoio da segurança pública para que a determinação execute a determinação descrita. O prazo para a limpeza de uma área, não passa de 10 dias, e a multa pode chegar até R$ 1,5 mil. A fiscalização ficará sob a responsabilidade das secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Meio Ambiente (Semeia).

Rio 

Com as chuvas se intensificando, cada vez mais, a preocupação passa a ser com a elevação dos níveis dos rios na região de Ji-Paraná. (Machado e Urupá). Na sexta-feira, a marca da água chegou aos 9,55 metros. Com a precisão de mais chuvas para todo o Estado, a expectativa é que a partir da segunda quinzena do mês o tempo fique ainda mais chuvoso e a água passe dos 10,20 metros, nível limite da chamada caixa do rio Machado começando a atingir muitas famílias.

Fossa

Moradores da região do bairro Urupá que trafegam pela rua Dos Mineiros estão reclamando bastante da fossa existente do prédio do Poder Legislativo de Ji-Paraná. Um dos reclamantes disse que diariamente transita pelo local, usando a calçada e se depara com o material da fossa escorrendo para a rua. O fato já teria sido informado à Administração da Casa, mas até o momento nada teria sido feito para resolver o problema, enquanto que segundo um servidor do Legislativo, afirmou que as providências devem ser tomadas o quanto antes.

Reabertos

Durante a última semana, por ocasião de uma entrevista, o delegado Cristiano Matos, titular da Delegacia de Homicídios informou que muitos inquéritos para investigar assassinatos na cidade, e que estejam arquivados, serão reabertos. Dois dos casos que estavam com o trabalho de investigação parados, já foram esclarecidos, e os autores identificados, qualificados e denunciados à Justiça. Cristiano Matos disse que o principal objetivo é dar resposta à sociedade, e principalmente, às famílias que perderam seus entes queridos sem saber o real motivo.

Acadêmicos 

Moradores de diversas ruas, não pavimentadas entre os bairros Dom Bosco e Parque São Pedro, primeiro distrito da cidade, se mostram bastante preocupados com o período de fortes chuvas. Na rua dos Colegiais, por exemplo, a situação é das mais delicadas com as condições de tráfego, considerada péssima. Na rua Dos Acadêmicos a situação é praticamente a mesma. A via que deveria ter sido pavimentada em bloco em 2013, até agora permanece na mesma situação. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, equipes já teriam sido formadas para atender os casos considerados emergenciais.

Caerd

É lamentável e quase incontável o número de pontos abertos pela Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd) unidade de Ji-Paraná para conserto na rede de distribuição, em decorrência de vazamento de água na cidade. O problema não é a abertura, e sim, no complemento do trabalho. Em muitos desses pontos o asfalto não foi reposto e quando aconteceu foi de baixa qualidade. Um exemplo está na rua Mato Grosso onde, no mínimo, três pontos a pavimentação está prejudicada.