BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

J. Nogueira

coluna

Perfil

Publicado: 28/01/2018 às 06h30

Informe Central

Absurdo  A falta de respeito com determinados órgãos públicos, especialmente, na aera de segurança, como o Corpo de Bombeiros e..

Absurdo 

A falta de respeito com determinados órgãos públicos, especialmente, na aera de segurança, como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, acaba prejudicando o atendimento mais rápido, ágil e com eficácia para salvar vidas. No caso do Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná, em 2017 quase 600 ocorrências foram canceladas, sendo a maioria através de trotes na Central de Atendimento. O número foi bem maior que no mesmo período do ano anterior (2016) que registrou 462 cancelamentos. Segundo autoridades, o trote na maioria das vezes é praticado por crianças e adolescentes.

Crime 

É bom lembrar que a prática do trote, em Rondônia e em muitos outros Estados é considerada crime, através da Lei Estadual 3.862, aprovada pela Assembleia Legislativa. A lei determina a aplicação de multa para pessoas que passam trote ao Centro de Operações da Polícia Militar (Ciop), Serviço de Assistência Médica de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros. A multa para quem for autuado é de R$ 1 mil, por flagrante. O objetivo é inibir a prática que atrapalha os serviços de socorro e segurança.

Convenções 

O tão sonhado Centro de Convenções de Ji-Paraná, mais uma vez, foi tema de discussão na última semana. Um determinado político foi em praticamente todos os meios de comunicação para anunciar a construção de um centro, em outro município, o suficiente para levantar a questão de Ji-Paraná. De acordo com o secretário de Planejamento Pedro Cabeça, o projeto da unidade de Ji-Paraná já está concluindo, faltando somente, um laudo do Corpo de Bombeiros. O mais complicado será conseguir os R$ 60 milhões para a construção do prédio. Será que consegue?

Acadêmicos 

Pela terceira vez, em cinco anos, o projeto de pavimentação da rua Dos Acadêmicos no bairro Parque São Pedro, está sendo licitado. Na primeira, a empresa conseguiu pavimentar duas vias das sete inseridas no projeto. Já a segunda, somente conseguiu fazer um ‘rabo de gato’ e também abandonou a obra. Agora, é esperar que alguma construtora competente consiga concluir, e assim, finalizar essa longa espera dos moradores que já está no seu quinto ano. A informação foi prestada esta semana pela Secretaria de Planejamento.

Prê 

O prazo para afastamento de políticos detentores de cargos na área do poder Executivo, que pretendem disputar as eleições deste ano, a cada dia fica mais curto. Governadores, prefeitos e vereadores devem deixar suas funções até o dia cinco de abril próximo. Em Ji-Paraná, muitos ainda estão em dúvida, entre os quais, Jesualdo Pires (prefeito) que poderá disputar uma das duas vagas para o Senado Federal. Já no Legislativo, fala-se nas pretensões da vereadora Silvia Cristina e Edilson Vieira (Câmara Federal), Edivaldo Gomes, Joaquim Teixeira e Josiel Brito para a Assembleia Legislativa. Vamos aguardar!

Br- 429

A situação da rodovia federal RO-429, saída de Alvorada D’Oeste para São Miguel do Guaporé, mais uma vez é alvo de muitas críticas. O pequeno trecho, em decorrência das últimas chuvas simplesmente se transformou em uma via rural, cheio de buracos e muita lama. A revolta é grande entre moradores e condutores que usam este percurso diariamente. Várias reuniões e protestos já aconteceram e, até agora, bem pouco foi feito para resolver o problema, que para muitos, já virou novela. As autoridades afirmam que as providências já estariam sendo tomadas. Até quando?