Porto Velho/RO, 23 Março 2024 21:03:59

J. Nogueira

coluna

Publicado: 30/05/2018 às 16h22min

A- A+

Informe Central

ESCASSEZ Não está sendo fácil em praticamente toda a região central de Rondônia conseguir abastecer o veículo, comprar gás, água..

ESCASSEZ

Não está sendo fácil em praticamente toda a região central de Rondônia conseguir abastecer o veículo, comprar gás, água mineral e muitos outros produtos, em decorrência dos protestos de caminhoneiros que decidiram parar com o transporte desses produtos. O problema foi mais prejudicial em cidades consideradas pequenas como Alvorada, Urupá, São Miguel, São Francisco, Costa Marques, Teixeirópolis, Nova União, Mirante da Serra, Vale do Paraíso e Theobroma e muitas outras. Na última terça-feira (29), um caminhão-tanque que levada combustível para cidades da 429 foi parado na barreira, em Alvorada. Até onde vai esse movimento?

JI-PARANÁ

A segunda maior cidade do Estado, Ji-Paraná, voltou registrar grandes filas nos postos de combustíveis. Um deles, também na terça-feira, no período da tarde, continha somente três mil litros de álcool, e segundo a gerente da empresa, essa quantidade não daria para atender nem os carros que já estavam na fila de espera. Ainda segundo as informações, a expectativa para a chegada de novos carregamentos de diesel e gasolina era as piores possíveis. “Não temos previsão de normalidade. Os veículos somente estão conseguindo sair de porto Velho com escolta militar, e quando chega a Candeias do Jamari ou Ariquemes, são parados na barreira. Estamos de mãos atadas”, declarou.

GÁS e ÁGUA

Além da falta de álcool, diesel e gasolina, Ji-Paraná e outras cidades também estão em alerta para a possível falta de gás e água potável. Em alguns postos de combustíveis e distribuidoras a água e o gás já estavam acabando nesta quarta-feira, 30. Ao menos em um deles, e em três padarias que também comercializam esses produtos, o gás já não estava sendo encontrado pelos consumidores, e a água, em outros pontos já não estava sendo mais encontrada. Caso o abastecimento não se normalize nas próximas horas, certamente a corrida para um único posto de água artesiano da cidade autorizado para venda, poderá ser insuficiente para atender à demanda.

LOTÉRICAS

Outro segmento que sente o impacto negativo dos protestos dos caminhoneiros é o lotérico. Ontem, a gerente de uma casa lotérica de Ji-Paraná reclamou da queda do movimento. Segundo ela, esta semana a diminuição de apostadores caiu em quase 40% referente ao mesmo período da semana passada. O município conta com seis unidades, três em cada distrito, e em todos eles a reclamação é geral. O informe encontrou um apostador que pediu para não ser identificado, mas disse que o movimento caiu em todos os segmentos, não somente nas casas lotéricas, também nos hotéis e até no serviço de cobrança que é a área de sua atuação.

FACULTATIVO

A prefeitura de Ji-Paraná decretou Ponto Facultativo para esta quinta (31) e sexta-feira (1º de junho). O Decreto, assinado pelo prefeito Marcito Pinto (PDT), justifica as comemorações alusivas ao dia de Corpus Christi, mas garantindo os serviços essenciais prestados pelo Executivo como: secretarias de Saúde, Assistência Social, Autarquia de Trânsito e Obras e Serviços Públicos. O Hospital Municipal Claudionor Roriz, deverá manter uma equipe plantonista em condições de atender os casos de urgência e emergência.

COCAMARJI

Mais uma entidade de Ji-Paraná, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Cocamarji) passa a contar com o apoio do deputado estadual Airton Gurgacz (PDT). De iniciativa do parlamentar, foi liberado esta semana recurso no valor de R$ 172 mil para a compra de um trator (Bobkat) e uma fragmentadora de papel industrial. O convênio já foi assinado, dinheiro liberado, e agora, os dois equipamentos serão adquiridos diretamente pela entidade. Antes, na segunda-feira, o deputado já tinha entregado convênio com a prefeitura de Ouro Preto e com a Aspror também deste município.


Deixe o seu comentário