Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:12:56

J. Nogueira

coluna

Publicado: 12/06/2018 às 08h52min

A- A+

Informe Central

CAFÉ Após conquistar uma excelente classificação em concurso nacional sobre qualidade do grão de café, a prefeitura de Cacoal..

CAFÉ

Após conquistar uma excelente classificação em concurso nacional sobre qualidade do grão de café, a prefeitura de Cacoal anunciou que realizará a 1ª Festa do Café, programada para acontecer nos dias 28 e 29 de julho na praça central. Segundo a prefeita Glaucione Rodrigues, o evento fará parte do calendário anual de festividades do município, e lembrou que o café da região já se tornou referência nacional com conquistas de excelentes prêmios. A chefe do Poder Executivo espera poder contar com a participação de produtores, e disse que um dos objetivos é impulsionar a economia local. A expectativa é que em 2018 a produção de café atinja 185 mil sacas de café.

MULTADOS

O Tribunal de Contas (TCE) multou ex-gestores de Costa Marques. A justificativa para a aplicação da multa teria sido em razão de irregularidades constatadas via Auditoria Ambiental através da Diretoria de Controle Ambiental (DCA) do órgão fiscalizador. Entre as observações foi destacado o descumprimento à lei do o uso e armazenamento de resíduos sólidos de saúde e resíduos sólidos urbanos. No primeiro item, a contaminação da água com prejuízo para terceiros, e no segundo, o descumprimento de artigos da Resolução n.358/2005/Conama. Os nomes dos multados, não foram divulgados.

DO QUADRO

Outra medida adotada pelo Tribunal de Contas foi em relação ao cargo de Controlador Interno da prefeitura de São Francisco do Guaporé. Ele precisa ser ocupado exclusivamente por servidor do quadro de carreira, segundo a corte fiscalizadora. A decisão foi monocrática e assinada pelo conselheiro Valdivino Crispim de Souza referente ao processo de número 15602/17. A ação, na época, foi acionada pelo Ministério Público (MP) e encaminhada ao TCE apontando as possíveis falhas e pedindo providências junto a prefeita Gislaine Clemente.

FESTA

Mais de mil pessoas estiveram no campo do Módulo Municipal de Ouro Preto D’Oeste, para prestigiar a grande final da Taça Inverno 2018 que levou o nome do deputado estadual Airton Gurgacz (PDT). A competição foi conquistada pela equipe da casa Comercial sobre a representação de Ji-Paraná, Capelasso. Ao final Airton Gurgacz fez a entrega da premiação aos campões e parabenizou todas as 34 equipes participantes, além dos dirigentes, atletas e organização. Foram quatro meses de intensas disputadas em 12 municípios sedes

MIRANTE

E a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Mirante da Serra começou o mês de junho, com novo diretor. Trata-se do servidor de carreira Francisco Gregório, que assumiu o cargo dia primeiro e já coloca suas ações em prática. Francisco Gregório já havia administrado a Ciretran entre os anos de 2011 e 2015, conseguindo formar parceria com a rede pública de ensino, comércios, secretarias e a população de forma geral em busca de um trânsito mais humanizado no município. No ato de posse, o novo diretor agradeceu o apoio do diretor geral, Acássio Figueira pela confiança depositada e ao deputado estadual Airton Gurgacz (PD) pela parceria consolidada há anos.

TERRA BOA

Os organizadores da IV Expoterra Exposição Agropecuária do Distrito de Terra Boa (Expoterra) de Alvorada do Oeste estão bastante otimistas quanto ao sucesso do evento deste ano. Segundo o presidente João Paulo, o evento deve reunir os amantes do rodeio de cidades como: Alvorada, Costa Marques, distrito de São Domingos, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, Nova Brasilândia, distrito de Santana do Guaporé, Castanheiras, Urupá, Distrito de Tancredópolis Presidente Médici, Ji-Paraná. A cavalgada acontecerá no dia 17 (domingo), além da escolha da rainha, show ao vivo, e a festa country ocorrerá entre os dias 22 de 24 deste mês.


Deixe o seu comentário