Porto Velho/RO, 23 Março 2024 23:56:38

J. Nogueira

coluna

Publicado: 19/03/2017 às 06h05min

A- A+

Informe Central

Criança  A vereadora Silvia Cristina (PDT) participou na última semana da reunião que serviu para o município prestar contas dos..

Criança 

A vereadora Silvia Cristina (PDT) participou na última semana da reunião que serviu para o município prestar contas dos recursos deduzidos do Importo Renda (IR) e destinados às atividades sociais cadastradas no Fundo da Criança e Adolescente de Ji-Paraná (Funcriança) e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Segundo Silvia, a cidade conta com 12 instituições, sem fins lucrativos, e no passado (2016), cada uma recebeu repasse no valor de R$ 8 mil. Para a pedetista, este valor pode aumentar ainda mais com o crescimento da participação da sociedade.

Lei 

O Poder Legislativo de Ji-Paraná aprovou esta semana o projeto de Lei (3583/17) dando incentivo ao servidor público municipal que se torne doador de sangue voluntário O autor da proposta é o vereador Edilson Vieira e concede quatro dias de folga ao servidor com quatro doações e servidora, três no período e um ano. Os quatro dias de folga, não serão acumulativos. Para poder contar o benefício da lei, haverá a exigência do pedido ser feito via requerimento, e após cada doação, a apresentação da Certidão do Banco de Sangue.

Posse 

Finalmente, os servidores da secretaria de Regularização Fundiária e Habitação (Semafu) de Ji-Paraná, conheceram oficialmente, a sua nova titular. Solange Pereira tomou posse em um ato simples no gabinete do prefeito Jesualdo Pires. Advogada e ex-vereadora por dois mandatos, Solange Pereira chega em uma área que ainda não é a sua especialidade e terá a difícil missão de substituir a polivalente Leni Mathias, que aliás, segundo as informações continuará com a parte jurídica dos processos e com status de procuradora-geral do Município (PGM).

Improbidade 

A exemplo de dois ex-vereadores que foram penalizados pela Justiça por prática de Improbidade Administrativa, outro nome bem conhecido no interior de Rondônia, estaria na mira do Ministério Público Estadual (MPE). O fato, muito em breve, estará estampado nos jornais impressos, programas jornalísticos de rádio e sites. Essa ação poderá encurtar a vida de um promissor jovem político que até pensa em disputar uma vaga para o Poder Legislativo Estadual. Na mesma situação estaria um popular secretário, mas que o advogado perdeu o prazo de um determinado recurso. Será?

Velório 

A Mesa Diretora do Poder Legislativo (Câmara de Vereadores) de Ji-Paraná teria apresentado na última semana, uma proposta que certamente, caso de concretize, irá causar muitos manifestos prós e contras. Não se sabe ainda de quem foi a ideia, mas o certo é que o objetivo da citada proposta é de proibir a realização de velórios no saguão da Casa. Algumas pessoas, presentes na sessão de terça-feira, se perguntavam: Será que a proibição também será em caso do falecimento de algum membro da Casa?

Sessão

Outra proposta, supostamente feita, teria sido sobre o fim das sessões itinerantes para os distritos de Nova Londrina, 23 quilômetros do centro comercial da cidade e Nova Colina, 37 quilômetros. Neste caso, este colunista ouviu o vereador Lorenil Gomes que logo respondeu ser contrário à suposta proposta.

 


Deixe o seu comentário