Porto Velho/RO, 27 Março 2024 03:41:51
Diário da Amazônia

Integração reduz custos e amplia oferta de serviços

O processo de integração tem sido determinante para superar as dificuldades.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 15/02/2018 às 05h15min

Dirigentes da Fiero e do Sesi-Senai durante visitas feitas às escolas no interior do Estado

A integração das ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Instituto Euvaldo Loudi (IEL) foi a solução encontrada pela Federação das Indústrias de Rondônia para superar a retração econômica de 2016 e 2017.

Ao contrário de outros Estados, onde o Senai e o Sesi tiveram de fechar escolas para se adequar à realidade, em Rondônia a integração proporcionou a economia de recursos sem a necessidade de reduzir as atividades. Apesar das dificuldades contextuais, as entidades do Sistema Indústria em Rondônia ampliaram o atendimento e melhoraram a qualidade dos serviços prestados.

Em 2017, duas escolas do Sesi-Senai foram inauguradas no interior de Rondônia, contemplando a formação de mão de obra para as indústrias da região de Zona da Mata, cuja cidade-polo é Rolim de Moura; e da bacia leiteira, que tem a cidade de Jaru como principal praça. Para este ano, já está programada para março, a inauguração da nova escola do Senai em Pimenta Bueno.

A nova escola-fábrica, que conjuga ensino regular com ensino profissionalizante, já está formando uma turma de eletrotécnicos para a indústria de bicicletas Ciclo Cairu. No início deste mês, o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, o presidente do Conselho de Representantes da Fiero, Chagas Neto, e o diretor-regional do Sesi-Senai, Valério Duarte, visitaram as escolas do Sesi-Senai em Vilhena, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ariquemes e Jaru.

Na avaliação do presidente do Conselho de Representantes da Fiero, empresário Chagas Neto, as decisões do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, apoiadas pelo Conselho de Representantes integrado pelos 20 sindicatos da base da federação, vêm se mostrando corretas para superação das dificuldades enfrentadas pela economia brasileira. “Fico satisfeito quando ouço dos próprios colaboradores que a integração das ações foi uma medida acertada que já apresentam os primeiros resultados positivos”, afirma Chagas Neto.

Em todas as visitas ao interior, o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, faz questão de se reunir com os colaboradores para auscultar deles as sugestões para melhorias do sistema.



Deixe o seu comentário