Porto Velho/RO, 27 Março 2024 07:55:40
RONDÔNIA

Inundação na capital é descartada

Municípios do AM estão em situação de emergência por conta da inundação na calha do Madeira.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/02/2017 às 05h20min

Nível do rio Madeira registrou 11,59 metros na manhã de ontem em Porto Velho

A Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) já descartou a possibilidade de inundação em Porto Velho em decorrência do aumento do nível rio Madeira e, de acordo com o tenente Antônio José da Silva Júnior, da Capitania dos Portos de Rondônia, a população de pode ficar tranquila já que o monitoramento constante do manancial indica que a situação está dentro do previsto e está sob controle.

Na verdade, como afirma o suboficial Alexander dos Santos, “estamos até aquém do nível do ano passado para essa época do ano. Em 2016, nesse mesmo período, o nível do Madeira foi registrado em 13,09 metros e agora estamos com cerca de 11,59 metros”. O tenente Antônio José também enfatizou que a Marinha do Brasil em companhia com a Defesa Civil do Estado, está preparada para qualquer eventualidade de força-tarefa.

O engenheiro hidrólogo Franco Buffon do Serviço Geológico do Brasil (CPRM- RO), ressaltou a importância de não se confundir os termos “cheia ou enchente” e “inundação”. Segundo ele, cheia é um processo que sempre ocorre, já que se caracteriza por ser a elevação do nível d’água no canal de drenagem, atingindo a cota máxima do canal, porém sem extravasar. Já a inundação representa o transbordamento das águas de um curso d’água, atingindo a planície.

Matéria completa acesse: Edição Digital

 



Deixe o seu comentário