Porto Velho/RO, 25 Março 2024 15:57:24
Diário da Amazônia

Jair Bolsonaro faz lembrar ídolos políticos

O candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), esteve ontem em Porto Velho e cumpre agenda hoje na cidade de Rio Branco..

A- A+

Publicado: 01/09/2018 às 14h26min | Atualizado 01/09/2018 às 14h29min

O candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), esteve ontem em Porto Velho e cumpre agenda hoje na cidade de Rio Branco (AC). Durante passagem pela capital rondoniense, o candidato foi recepcionado por uma grande multidão que fazia fila nas duas pistas com destino ao Aeroporto Internacional Jorge Teixeira. Nas redes sociais, a população registrava a cena com transmissão ao vivo. Nas duas pistas da avenida Jorge Teixeira, era possível identificar servidores públicos, empresários e estudantes, simpatizantes do candidato.

A grande multidão que se fazia presente no Aeroporto Jorge Teixeira, fez lembrar um ídolo do povo brasileiro na década de 90. O ex-presidente Fernando Collor de Melo, hoje senador da República pelo Estado de Alagoas, foi ídolo de muitos e era conhecido como o caçador de marajá. Sua campanha à Presidência foi fortificada com a proposta de acabar definitivamente com os marajás – servidores públicos conhecidos na época pela fama de receberem dos cofres públicos altos salários sem trabalhar.

Leia também: Bolsonaro é recebido como ‘popstar’ e gritos de “mito” na capital

No auge da carreira política, o então presidente Collor, ganhou o ódio da população e ficou praticamente sozinho no Congresso Nacional. Apenas o ex-senador Odacir Soares (PP-RO), seu líder na época no Senado, saiu em defesa do ex-presidente. Color sofreu impeachment e ressurgiu depois das cinzas, garantindo uma cadeira no Senado.

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), também foi recebido com festa no primeiro comício em Porto Velho. Lula, candidato a presidente na época, participou de um comício na avenida Sete de Setembro e foi recebido com festa pela população. Hoje o petista cumpre pena na superintendência da Polícia Federal de Curitiba (PR) e foi alvo da operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investigou um forte esquema de corrupção no governo.

Leia também: Chegada de Bolsonaro causa tumulto em Porto Velho

Bolsonaro, de acordo com a última pesquisa Ibope, aparece sem o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, como primeiro colocado na disputa ao Palácio do Planalto. Com Lula, Bolsonaro é o segundo colocado. Ainda é muito cedo para fazer qualquer tipo de avaliação sobre o atual cenário político, uma vez que a propaganda eleitoral no rádio e televisão, definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), começou ontem.

Ao longo dos próximos 30 dias, o eleitor terá uma definição de quem vai votar e até lá, institutos de pesquisas estarão fechando as últimas sondagens antes do primeiro turno da eleição. A única certeza nesse momento é que ídolos políticos sempre estarão vulneráveis a um destino político cercado de incertezas e surpresas ao longo do caminho.



Deixe o seu comentário