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Diário da Amazônia

João Afro “Nos Trilhos da Leitura”

Uma ação maior do que simplesmente uma dedicada rotina de educadores, é um projeto de vida: “Nos Trilhos da Leitura”, é um projeto..

Por João Zoghbi Diário da Amazônia
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Publicado: 24/12/2016 às 05h55min

‘Vila Princesa’ trafega nos ‘Trilhos encantados da Leitura’

Uma ação maior do que simplesmente uma dedicada rotina de educadores, é um projeto de vida: “Nos Trilhos da Leitura”, é um projeto educativo, uma iniciativa do SOE – Serviço de Orientação Escolar, para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Nada, aparentemente excepcional, mas quando se trata do E.M.E.I.E.F. João Afro Vieira, rua Francisco Fontinelle n º200, BR-364 na Vila Princesa a 11 quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia, área do ‘famoso Lixão’, faz muito sentido.

Ele foi implantado de março a dezembro de 2016 pela equipe gestora sob o comando da diretora Grace Sherley Denny da Fonseca, vice-diretora Domares Neves de Carvalho, secretária Marcia Quesia e o coordenador Pedagógico Joel Lopes Lacerda e pelas orientadoras Maria Auxiliadora Nunes Ribeiro e Maria Inês Leite de Lima.

Lingua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Educação Física e Educação Religiosa, são os Componentes Curriculares Envolvidos, método utilizado nesse processo no qual é despertar a importância da leitura nas crianças em idade de alfabetização como “Problematização na Área Contextual: é sempre estimular os alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perpectivas do mundo moderno ampliando o repertório da leitura e escrita com atividades diversificadas para se tornarem leitores e escritores competentes e adquerir formação de valores para a construção da cidadania.”

Além de espertar o interesse e o gosto pela leitura e escrita estimula o hábito da leitura, socializar conhecimentos sobre a importância do uso da leitura para as crianças do Ensino Fundamental. O professor precisa ter consciência da importância desse atuar, para que o aprendizado seja fluente: A leitura a escrita são consideradas os maiores desafios da escola, se estipulada de forma criativa para as crianças dessa faixa etária, possibilita a descoberta do prazer de ler e produzir novos conhecimentos a partir da escrita, assim sendo os dois elementos serão intensificados com a contribuição de todos os componentes curriculares da série/ano, pois todos eles oferecem possibilidades para exercitar a leitura e a escrita,” contextualiza o projeto.

“Essa é a maior expectativa desse trabalho, em que as crianças com o auxílio de todas as ferramentas utilizadas através do uso de revistas, gibis, livros, jornais, etc., possibilita a (re) descoberta do prazer de ler e a escrita e desenvolver-se tornando-as leitores competentes e que possam contribuir para o fortalecimento da cidadania, pois quando estimulada de forma criativa, e a utilização. Pensando neste contexto, torna-se necessário a elaboração do Projeto ‘Nos Trilhos da Leitura’, e a implantação da ‘Sala de Leitura’. O Projeto também nos contextualiza que criar o hábito da leitura é o maior legado: “nossa expectativa é estimular os alunos a gostarem da leitura, trazendo livros de literatura infantil e paradidáticos que são emprestados ao aluno, um dos mais requisitados foi ‘O Sítio do Pica-pau Amarelo’ de Monteiro Lobato, após a devolução do livro, ele responde um instrumental para dizer o que entendeu, quais os personagens principais e contar uma história com suas palavras sobre o livro que leu”, infatiza a orientadora Maria Inês Leite de Lima.

“Além disso, ele concorre a um brinde simbólico, ao final do semestre, que é escolhido sobre quem mais leu livros, esse ano de 2016, ano de implantação do projeto. Foi positivo e houve uma adesão consideravel por parte dos alunos, direcionados por seus professores e orientadores, nossa expectativa para 2017 é que todos possam aderir ao projeto e os alunos trafegarem nos trilhos encantados da leitura”, conclue a orientadora Maria Auxiliadora Nunes Ribeiro.



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