Porto Velho/RO, 19 Março 2024 00:28:33
Diário da Amazônia

Lavoura de soja cresce 230% em Rondônia

O cultivo da soja está sendo fomentado e aproveita áreas degradadas.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/12/2017 às 06h20min

A lavoura de soja tem crescido, com tendência de avançar ainda mais com o aproveitamento de áreas degradadas

A área destinada à produção de soja no Estado cresceu 230% nos últimos dez anos, segundo o presidente da Aprosoja Rondônia, Juca Masutti. Ele informou que a lavoura de soja está sendo fomentada e estendida para todo o Estado, principalmente com o aproveitamento de áreas degradadas.

Atualmente, a lavoura de soja ocupa uma área de 300 mil hectares atingindo quase um milhão de toneladas colhidas na safra 2016/2017. A soja é o principal produto agrícola de Rondônia e a cultura está se expandindo, especialmente na região Central e Norte do Estado.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rondônia aumentou a produção de soja 18,7% em relação à última safra. A soja é o segundo produto mais exportado pelo Estado e na última safra foi plantada soja em quase 300 mil hectares em Rondônia, produzindo 908,3 mil toneladas. Esse Volume é o maior da história do estado de Rondônia. A produtividade rondoniense também é maior que a média regional. Na safra 2016/2017, o Estado produziu, em média, 3.143 quilos por hectare. Já a média da região Norte foi de 3.042 quilos por hectare.

Segundo dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), os três municípios com as maiores áreas destinadas à produção de soja estão localizados no Sul do Estado: Vilhena (45.852 hectares), Corumbiara (37.820 hectares) e Pimenteiras do Oeste (32.741 hectares). O Sul rondoniense também tem os cinco municípios com mais propriedades rurais produtoras de soja: Cerejeiras (344), Corumbiara (191), Pimenteiras do Oeste (150), Cabixi (134), Vilhena (98). No total, Rondônia tem 1.243 propriedades rurais produtoras de soja.

O 1º Circuito Aprosoja, que mobilizou os produtores de soja do Estado, proporcionou oportunidade para que a sojicultura rondoniense se transformasse numa vitrine para o Brasil. A Expedição Soja Brasil visitou fazendas em Porto Velho, Ariquemes, São Miguel do Guaporé, Rolim de Moura, Chupinguaia, Cerejeiras e Vilhena, mostrando as oportunidades que o Estado oferece. O Circuito se caracteriza pelo planejamento de safra por meio da reunião de inúmeros especialistas nacionais e estrangeiros para falar sobre o mercado da soja, além de debater outros pontos importantes para auxiliar o planejamento da próxima safra. O presidente da Aprosoja Rondônia, Juca Masutti, destacou a importância da caravana da soja no Estado, principalmente pelos contatos mantidos com os produtores rurais. “Nossa expectativa para o ano que vem é das melhores”, finalizou.



Deixe o seu comentário