Porto Velho/RO, 22 Março 2024 12:56:36

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 09/02/2018 às 06h20min

A- A+

Lembrando as pesquisas…

Lembram como estavam as pesquisas há um ano? João Dória (PSDB), eleito prefeito de São Paulo já corria o Brasil afora como candidato a..

Lembram como estavam as pesquisas há um ano? João Dória (PSDB), eleito prefeito de São Paulo já corria o Brasil afora como candidato a Presidência da República, tão alta sua cotação naquele momento. Com o tempo rapidamente foi se desgastando, agora busca uma eleição ao governo de São Paulo e desidratando como continua logo vai se ater apenas ao projeto de reeleição. Temos em Rondônia, em Porto Velho um caso muito parecido, com Hildon Chaves (PSDB) surfando nos primeiros meses numa incrível onda de popularidade, cogitado para disputar o governo de Rondônia e passado algum tempo já anunciou até a desistência do projeto. Deve apoiar Expedito Junior na peleja estadual.

O preâmbulo é para mostrar o quanto valem as pesquisas e enquetes feitas por aqui há tanto tempo antes do pleito. Ainda mais num estado como Rondônia, acostumado a proporcionar viradas sensacionais. Aqui pesquisa com 15 dias de antecedência das eleições já ficam defasadas, tais as alterações no quadro. As últimas decisões ao governo e a prefeitura de Porto Velho ocorreram em questões de poucos dias sem os institutos perceberem o “efeito manada”, pois suas sondagens eleitorais feitas com mais de uma semana antes do pleito já estavam furadas.

Tocando o barco

O MDB abre em Vilhena, logo depois do carnaval, no cone sul rondoniense encontros regionais para definir seu projeto para as eleições de outubro. O fórum do partido será comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho, virtual candidato ao governo do partido e pelo presidente regional Tomás Correia. Na ocasião a sigla vai tratar das nominatas à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Primeiras impressões

Ainda sem pesquisas, sem enquetes, fuçando por aí nos bairros, nas faculdades, nos formadores de opinião e pelas estâncias da vida, o que se constata neste início de caminhada para o pleito de 2018, é que Porto Velho está dando as mãos para emplacar Aleks Palitot a estadual, Léo Moraes a federal e Aluízio Vidal ao Senado. Falo de uma tendência local do momento, talvez seja algo que possa mudar lá na frente, mas os três estão largando com força.

Como explicar?

A política não é uma ciência exata, mas procuro explicações para o cenário descrito acima. No caso de Léo Moraes, com certeza ele cresce na queda de aceitação do prefeito Hildon Chaves. Léo fica como um injustiçado no pleito passado. Nos casos de Aleks Palitot (este com grande identidade com a capital) e Aluízio Vidal (a grande opção local ao Senado), porque a população procura gente decente, algo raro na política. Decentes e pitocos.

Parada dura

Veja como a parada será dura no Vale do Jamari pelas cadeiras à Câmara dos Deputados. Lá naquela região, onde estão encravados os municípios de Ariquemes, Machadinho e Buritis, entre outros, teremos as postulações do vice-prefeito de Ariquemes Lucas Follador (DEM), o ex-deputado estadual Tziu (Solidariedade), a irmã do Governador Confúcio, Claudia Moura (PSB ou PDT) e Ernandes Amorim (PTB).

Clássicos regionais

Na peleja pelas oito cadeiras à Câmara dos Deputados teremos grandes clássicos regionais. Veja o caso do cone sul rondoniense, com Melki Donadon x Evandro Padovani. Ali na região do café e Zona da Mata, então? A região terá como candidatos à reeleição Marinha Raupp, Expedito Neto, Luis Cláudio e Nilton Capixaba. Pelo menos dois devem sucumbir nas urnas, pois lá não tem capão para tanto tigres. E a região tem ainda Jaqueline Cassol na contenda e Melki que belisca por lá.

Via Direta

*** O ex-vereador Sid Orleans, um dos melhores da safra passada – e pitoco (sem rabo como tantos políticos) – deixou o PT *** Deve disputar uma cadeira a Assembleia Legislativa pelo PSB que está recebendo uma enxurrada de adesões em vista da posse do vice-governador Daniel Pereira em abril *** O MDB está rachado de novo, o que é um velho hábito do partido *** Seja quem for o candidato da legenda – Maurão já está confirmado – ao governo vai ter que juntar os cacos para o pleito de outubro.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas