Porto Velho/RO, 20 Março 2024 16:35:29

LENHA NA FOGUEIRA

O carnaval de Porto Velho foi aberto oficialmente na manhã de ontem, quando o presidente da Funcultural Ocampo Fernandes, em entrevista..

A- A+

Publicado: 13/01/2017 às 06h00min

O carnaval de Porto Velho foi aberto oficialmente na manhã de ontem, quando o presidente da Funcultural Ocampo Fernandes, em entrevista coletiva, falou sobre o Decreto 14.326 que autoriza a realização, inclusive, de ensaios carnavalesco no ano de 2017.
Pelo menos num primeiro momento os dirigentes de blocos de trio elétrico e das escolas de samba concordaram com o anunciado pelo Ocampo em relação ao carnaval. Disse o presidente da Funcultural que este ano os desfiles carnavalescos acontecerão da mesma maneira que aconteceu ano passado, ou seja, nos circuitos Caiari, zona Sul e zona Leste.

Apenas os desfiles das escolas de samba serão realizados em um só dia, no caso o 4 de março. Porém, no carnaval de 2018 se correr como o desejado pela equipe da Funcultural esses desfiles mudarão radicalmente.

Os blocos de trio elétrico e as escolas de samba  desfilarão todos, num mesmo circuito que será definido pela Funcultural.

Como escrevi acima, num primeiro momento os dirigentes carnavalescos concordaram com a ideia, porém, logo após a entrevista coletiva os dirigentes dos blocos de trio elétrico se reuniram e alguns anunciaram que será preciso analisar com carinho a proposta do Ocampo.

Outro ponto que foi colocado pelo presidente da Funcultural, diz respeito ao repasse de subsídios às escolas de samba. “Este ano ainda vamos repassar dinheiro antecipado para vocês. Para o próximo ano adotaremos o sistema de PREMIAÇÃO. Isso vai fazer com que as escolas de samba se esmerem mais em seus desfiles, pois assim farão jus ao prêmio maior”, disse Ocampo.

Apenas como exemplo: premiação para o 1° colocado R$ 100 mil; segundo colocado R$ 80 mil e por aí vai. As escolas ficaram também de analisar melhor a proposta.

No carnaval deste ano, tanto as escolas do Grupo Especial como as do Grupo de Acesso vão desfilar no dia 4 de março, na Passarela do Samba Edson Fróes.

A Banda do Vai Quem Quer desfila no dia 25 de fevereiro pelo mesmo circuito, ou seja, Carlos Gomes, Joaquim Nabuco, Sete de Setembro até a Rogério Weber.

Outra boa novidade é que a prefeitura vai realizar o BAILE MUNICIPAL. O Baile Municipal vai acontecer no dia 11 de fevereiro em local a ser definido. Thiagão foi eleito Rei Momo e a Jaqueline Dalia Rainha do Carnaval.

No dia 2 de fevereiro o prefeito Hildon Chaves inaugura o “Calçadão Manelão” em frente ao Mercado Cultural. Na realidade o nome correto é “Travessa Manoel Costa Mendonça – Manelão”.
Na oportunidade será apresentada a Camiseta da Banda para o carnaval deste ano e provavelmente Silvio Santos promoverá o lançamento do livro “As Peripécias do General”.

2 de fevereiro  é dia de Yemanjá e cairá numa quinta-feira. A Banda do Vai Quem Quer segundo o prefeito Hildon Chaves é o maior patrimônio do carnaval de Porto Velho e por isso merece tratamento especial.

Esse tratamento especial quer dizer que ninguém vai mudar o dia do desfile da Banda que acontece desde sua fundação no sábado de carnaval. “Pelo contrário, vamos voltar a abrir o carnaval oficial de Porto Velho entregando a Chave da Cidade ao Rei Momo na abertura do desfile da Banda”, disse Ocampo.

Segundo o autor do livro ‘As Peripécias do General’, “caso não consigamos promover o lançamento do livro no dia 2 de fevereiro, vamos tentar o dia 11 quando acontecerá a feijoada da Banda. Tudo depende apenas da Gráfica”.

Por falar em carnaval, hoje tem muito samba de raiz no Mercado Cultural com mais uma apresentação de Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba.

É isso aí, o carnaval está aberto, agora é só colocar o bloco na rua!

 



Deixe o seu comentário