Porto Velho/RO, 20 Abril 2024 05:25:34

LENHA NA FOGUEIRA

Os desfiles das escolas de samba filiadas à Fesec no carnaval deste ano, vão acontecer no dia 4 de março. Quer dizer, sábado após a..

A- A+

Publicado: 15/01/2017 às 06h20min

Os desfiles das escolas de samba filiadas à Fesec no carnaval deste ano, vão acontecer no dia 4 de março. Quer dizer, sábado após a Quarta-feira de Cinzas.
Os dirigentes das escolas de samba de Porto Velho optaram em desfilar no sábado após a Quarta feira de Cinzas, desde o carnaval de 2012. Acontece que o público preferia ficar em casa assistindo os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro que é transmitido pela televisão, domingo e segunda-feira de carnaval, mesmos dias que nossas escolas de samba desfilavam.
Com isso, o público que comparecia para prestigiar nossos foliões estava ficando a cada ano, menor. Assim sendo, a direção da Fesec com o aval dos dirigentes das escolas de samba optaram por transferir os desfiles para o sábado após a Quarta-feira de Cinzas, visando levar mais gente para a Passarela do Samba.

A medida deu certo, nossos carnavalescos voltaram a se apresentar para um público bem maior, o que motiva mais os brincantes na hora do desfile.

Com a chegada do Ocampo à Funcultural ele apresentou aos carnavalescos das escolas de samba a proposta da realização dos desfiles na Terça-Feira de Carnaval.
Vejam bem, essa proposta só passará a valer para o carnaval de 2018. “No carnaval deste ano, os desfiles permanecem do jeito que aconteceu ano passado”, disse Ocampo.

Portanto, queridoa colegas da imprensa, as escolas de samba de Porto Velho desfilarão no dia 4 de março, no Parque dos Tanques, ou como está sendo chamado o espaço, ‘Cidade da Cultura’.
As sete escolas de samba, 3 do grupo de acesso e 4 do grupo especial vão se apresentar no mesmo dia, ou seja, 4 de março.
Quanto às escolas de samba, creio que no próximo ano não haverá problema na mudança do dia dos desfiles.
Agora, os blocos de trio elétrico creio não vão acatar a sugestão do Ocampo de desfilarem no próximo ano de 2018 num único circuito.
Num primeiro momento, os dirigentes dos blocos concordaram com a sugestão do Ocampo, porém, logo depois se reuniram e alguns pediram mais tempo para analisar os pros e os contra da proposta.
Pela sugestão apresentada pelo presidente da Funcultural, os desfiles carnavalescos no próximo ano devem acontecer da seguinte maneira: Sábado de Carnaval Banda do Vai Quem Quer; Domingo 08 Blocos de Trio Elétrico; Segunda-feira mais 8 Blocos de Trio Elétrico e Terça-feira desfile das escolas de samba. Isso em 2018.

A questão é: Será que o Galo da Meia-Noite vai concordar em não desfilar na quinta-feira? O Jatuarana Sul e o Furacão da Zona Sul vão concordar em não desfilar na Jatuarana?
*******
O Bloco Até Que a Noite Vire Dia, Us Dy Phora, Areal Folia concordam em não desfilar no circuito Areal? O Carnaleste vai vir para a Pinheiro Machado?
Não vai ser fácil convencer essa turma a desfilar num único circuito: Vai ser mais ou menos como acontece em Salvador (BA), todo mundo num mesmo circuito, um atrás do outro como se fosse desfile de escola de samba.

Turisticamente falando, é uma ótima ideia. É preciso que os dirigentes dos blocos e das escolas de samba pensem com profissionalismo. No estilo que o Ocampo pretende implantar todo mundo vai ganhar.
Teremos o ano todo para discutir o assunto. Vamos amadurecer a ideia para depois não ficarmos questionando. Não devemos nos precipitar. Devo lembrar que tudo isso só deverá acontecer no ano de 2018.

Este ano continua tudo como dantes no quartel de Abrantes! Até que a Noite Vire Dia uma semana antes da Banda o Galo na Quinta-feira e os demais blocos cada um no seu quadrado.



Deixe o seu comentário