Porto Velho/RO, 24 Março 2024 18:47:32

LENHA NA FOGUEIRA

A sede administrativa da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) agora está instalada no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. As..

A- A+

Publicado: 17/01/2017 às 06h00min

A sede administrativa da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) agora está instalada no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.
As novas instalações garantirão ao público um melhor atendimento neste período, já que o Prédio do Relógio passa por reparos técnicos e, brevemente, será reaberto à visitação pública.

O novo endereço da Setur – avenida Farquar, 2986, bairro Pedrinhas, no Palácio Rio Madeira, no 2º andar curvo 1, Edifício Rio Cautário, telefone (69) 3216-5973.

Por falar em turismo, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves recebeu em seu gabinete na tarde da última sexta-feira, 13, integrantes da Associação dos Ferroviários, que solicitaram melhorias para o complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Coube ao vice-presidente da entidade, George Teles de Menezes, o “Carioca”, elencar os pedidos. Ele solicitou a retirada das casas construídas nos fundos do complexo da EFMM, limpeza geral, mais vigilantes para evitar a depredação do patrimônio, câmeras de monitoramento, retirada dos ambulantes da calçada da Farquar e também a preservação do complexo histórico de Santo Antônio, dentre outras ações.

Hildon Chaves informou sobre a operação limpeza, que teve início na manhã de ontem, 16, com retirada de entulhos do local, inclusive com o apoio do governo do Estado, que vai ceder dez caminhões caçamba para auxiliar na retirada dos entulhos. “Isso já faz parte do nosso plano de ação. É um trabalho emergencial, o mínimo necessário para mudar a realidade do local nesse início de gestão”, declarou o prefeito.

O prefeito também disse que sua gestão tem interesse em trabalhar em parceria com a Associação dos Ferroviários na defesa e preservação do patrimônio Histórico. “Vamos verificar com a Procuradoria Geral do Município (PGM) quais as possibilidades que temos para firmarmos essa parceria”, afirmou.

Louvável a decisão do prefeito em atender às reivindicações dos ferroviários. Mais louvável ainda foi que ele não se posicionou a respeito da volta da circulação do Trem até Santo Antônio, como sonham os ferroviários da Associação.

Até porque, creio eu, esse percurso só voltará a acontecer caso seja feita a contenção do desbarrancamento das margens do rio Madeira no trecho entre a Enaro e Santo Antônio.

Principalmente, no perímetro entre o Triângulo e o Plano Inclinado. Para quem não sabe, o “Plano Inclinado” é onde está o Dick em frente aos galpões 1 e 2, local de onde sai o Barquinho do passeio turístico.

Se não impedirem que o BANZEIRO provocado pela abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio alcance o barranco, não adianta tentar construir nada naquele trecho que vai tudo por água abaixo.

A contenção a qual estou me referindo, foi promessa de campanha do governador Confúcio Moura, que já entrou em seu segundo ano do segundo mandato e não moveu uma palha no sentido de conter o desbarrancamento da frente da cidade de Porto Velho.

Como agora o governo Estadual e o municipal resolveram dividir as tarefas, o que é muito bom para a cidade, quem sabe convençam os dirigentes da Santo Antônio Energia a cumprir com essa parte da contrapartida.

Se meu amigo Bispo, presidente da Associação dos Ferroviários e seu vice Carioca deixassem de sonhar com a volta total do percurso do Trem de Porto Velho a Guajará-Mirim e passarem a lutar pela contenção do BANZEIRO do Madeira provocado pela Usina, lucrariam muito mais, pois, preservariam o que ainda resta da lendária Estrada de Ferro, inclusive, com a permanência de seus galpões.

O BANZEIRO é tão forte, que nem os peixes conseguem subir para desovar!



Deixe o seu comentário