Porto Velho/RO, 23 Março 2024 07:16:08

LENHA NA FOGUEIRA

Lá vem mais uma cheia do rio Madeira causando transtorno para os ribeirinhos. Na realidade quem causa transtorno mesmo é a Defesa Civil e..

A- A+

Publicado: 18/01/2017 às 06h10min

Lá vem mais uma cheia do rio Madeira causando transtorno para os ribeirinhos. Na realidade quem causa transtorno mesmo é a Defesa Civil e a imprensa que após a grande cheia de 2014, passou a se apavorar com qualquer subida do rio, por menor que seja.

Para quem conhece o rio Madeira sabe que suas enchentes já provocaram a criação de vários bairros em Porto Velho.

Pedacinho de Chão, Vila Tupi e o Condomínio que fica no início da estrada de Santo Antônio entre outros.

Os moradores do bairro Pedacinho de Chão e Vila Tupi moravam na Baixa da União e ainda tem o bairro da Liberdade, que apesar de não ter sido criado em virtude da cheia do rio Madeira tem a ver com a abertura pelo 5 BEC da rua Norte Sul hoje Rogério Weber.

Para abrir a Norte Sul o BEC derrubou o Alto do Bode e o Morro do Querosene, além das casas da Baixa da União. Naquele tempo não se falava em Cai N’água.

Aliás, o termo Cai N’água ficou conhecido em Porto Velho graças ao Clube Imperial que era do seu “Alumínio” Geraldo Siqueira, que ficava justamente na esquina da rua Almirante Barroso com a Presidente Dutra (naquele tempo essas ruas não eram abertas era só o caminho).

O Imperial era num barracão de Pinho de Riga construído no estilo palafitas justamente porque no tempo das chuvas de inverno as águas do rio Madeira e do Igarapé Santa Bárbara alagavam aquela área. Quando acontecia uma briga entre os frequentadores do Imperial, geralmente, alguém era jogado pela janela do clube e caía dentro d’água. Daí o termo “Cai N’água”.
Estou me referindo às décadas de 1950-60. Quer dizer, as alagações naquela área acontecem há muito tempo. O Triângulo nunca alagou, assim como até hoje não alaga. O que está acontecendo com o Triângulo é o desbarrancamento provocado pelo Banzeiro da Usina Hidrelétrica.

Ali onde hoje está o galpão da Feira do Produtor e o Camelódromo, Posto São Paulo era justamente a área da famosa Baixa da União e sempre alagou, não em grandes proporções como foi a enchente de 2014 e toda vez que alagava, o governo tirava os moradores e criava um novo bairro .

Acontece que quando a água baixava eles voltavam para a antiga morada e assim foi até que o BEC demoliu todas as casas da Baixa e do Alto do Bode e parte do Morro do Querosene. Mesmo assim, aqueles que continuaram no canal do chamado igarapé do “Burrinho” ou Santa Bárbara continua utilizando o mesmo expediente, ou seja, ganham casa do governo em outro local e depois voltam.

E a novela agora com o aval da Defesa Civil que na realidade faz um ótimo trabalho, vai continuar até que o trem volte aos trilhos.

Quanto ao bairro do Triângulo, o problema não da enchente do rio Madeira e nem dos igarapés que deságuam no rio. O caso ali é o Banzeiro provocado pela Usina Hidrelétrica e como ninguém nunca fala sobre isso quando um desmoronamento acontece, o pepino fica pra Defesa Civil resolver.

Será que aquele desbarrancamento que levou um bocado de carreta para o fundo do rio foi em virtude de enchente ou foi provocado pelo Banzeiro?.

A empresa foi acusada de estar se utilizando de um porto clandestino e pronto. O Triângulo todo está indo barranco abaixo e a culpa, tenho certeza, não é da enchente do rio Madeira.

Se querem colocar o trem pra correr de novo, é preciso primeiro conseguir conter a força do Banzeiro provocado pela hidrelétrica. Enquanto não construírem a barreira de contenção não adianta se pensar em colocar novamente o trem da Madeira-Mamoré correndo de Porto Velho a Santo Antônio.

Você precisa ver, para saber como era, que andava o Trem da Madeira-Mamoré!



Deixe o seu comentário