Porto Velho/RO, 22 Março 2024 20:53:33

LENHA NA FOGUEIRA

Hoje às 14h, a Funcultural de Porto Velho reúne representantes de todas as Setoriais da Cultura no Mercado Cultural. Em discussão, a..

A- A+

Publicado: 22/03/2017 às 06h20min

Hoje às 14h, a Funcultural de Porto Velho reúne representantes de todas as Setoriais da Cultura no Mercado Cultural.
Em discussão, a pauta das políticas públicas para a cultura no município de Porto Velho. Na realidade, semana passada, o representante da Funcultural Judilson Dias reuniu esse povo e solicitou que levassem para a reunião de hoje, sugestões que podem ser colocadas na pauta de discussão da Conferência Municipal de Cultura prevista para acontecer nos dias 24, 25 e 26 de maio vindouro.

O Sistema Municipal de Cultura estava sem atividades, desde o governo de Roberto Sobrinho quando foi implantado em Porto Velho. Agora, na gestão de Hildon Chaves com o Ocampo à frente da Funcultural, o negócio começou a andar novamente.

A ideia é atender às reivindicações das setoriais de todos os segmentos culturais do município. Na reunião de hoje, com certeza, as discussões serão acirradas, pois, cada Setorial vai querer o maior quinhão para o seu segmento, o que não é errado.

O SMC ficou tanto tempo parado, que os membros das Setoriais nem sabem se ainda são membros. Assim como os representantes de cada Setorial no Conselho de Cultura já que o mandato de todos venceu faz tempo.

Para o SMC funcionar direitinho, é preciso que as Setoriais sejam reativadas, e que cada uma indique dois nomes para o Conselho, um titular e um suplente.

Para os Projetos apresentados pelas Setoriais serem analisados, é preciso que o Conselho esteja funcionando a todo vapor e para o SMC atender os projetos aprovados pelo Conselho, é preciso que o Fundo de Cultura tenha recursos em caixa.

É bom que os envolvidos nas diversas Setoriais participem das reuniões que estão acontecendo desde a semana passada, para depois não ficarem dizendo que a Funcultural tá puxando a brasa para a sardinha de determinado segmento cultural. Chamo a atenção especial do pessoal do segmento Cultura Popular que envolve o segmento folclore (Quadrilhas, bois-bumbás, grupos de dança folclórica etc) e do Carnaval (Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos).

As políticas públicas para a cultura, priorizam o sistema de Edital e os Editais geralmente são relativos a uma determinada atividade. Exemplo: Edital da Música; Edital do Folclore, Edital da Dança e assim sucessivamente. Isso quer dizer, que, quem tiver o melhor projeto em cada área, será contemplado.

Espero que a equipe do Ocampo coloque realmente o SMC para funcionar de acordo com sua proposta de criação. Fomentar a cultura municipal como um todo. Se assim for, a turma vai correr pro abraço.

Para encerrar a conversa de hoje! Lembramos que a partir das nove horas a Superintendência de Turismo de Rondônia – Setur vai receber o público de modo geral, na Galeria de Artes do Palácio Rio Madeira – Módulo Rio Pacaás Novos para abrir a exposição de fotografia ‘Rondônia é Mais’, ao tempo que vai anunciar os vencedores do Concurso de Fotografia.

Júlio Olivar acompanhou todas as etapas do Concurso, que está em sua terceira edição e desta feita, recebeu fotografias de concorrentes de mais de 45 cidades. Os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro.

Tem cada foto, que vai deixa muito fotógrafo profissional de queixo caído. O objetivo é mostrar o potencial turístico do estado de Rondônia.

Tem foto de animais atravessando rios, foto da floresta, de pássaros, do pôr do sol, de cacheira, de mulher enfim, é foto pra encher os olhos de qualquer um.

Tô na exposição de fotografia: Rondônia é Mais, da Setur.



Deixe o seu comentário