Porto Velho/RO, 23 Março 2024 10:23:18

LENHA NA FOGUEIRA

Olha só, anteontem à noite participei como convidado do presidente da Academia Rondoniense de Letras escritor Júlio Olivar, da homenagem..

A- A+

Publicado: 24/03/2017 às 06h10min | Atualizado 24/03/2017 às 14h31min

Olha só, anteontem à noite participei como convidado do presidente da Academia Rondoniense de Letras escritor Júlio Olivar, da homenagem ao general Costa Neves da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

Foi realmente um ato muito bonito que a ARL proporcionou aos convidados e em especial ao general e sua esposa senhora Daniela.

Há dois anos fui pautado para cobrir a abertura do concurso de Artes Plásticas, promovido pelo Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e ao chegar ao Quartel da Duque de Caxias, fui recepcionado por aquele senhor, simpático (até então não sabia de quem se tratava) que me conduziu até a sala de reunião, onde existia uma mesa grande e ali ficamos batendo papo, sobre assuntos diversos. Foi então que chegou o oficial da comunicação e ao se apresentar, se enquadrou ao general. Só aí fiquei sabendo que aquele cidadão que me recebeu com toda gentileza, era nada-mais nada-menos que o general comandante da Brigada.

Daí pra frente nos encontramos por várias vezes, sempre em solenidades culturais, como a premiação do concurso de Artes Plásticas (por duas vezes), inauguração do Memorial Rondon na Vila de Santo Antônio, na entrega da obra do Memorial Jorge Teixeira e mais recentemente na doação da espada do coronel Teixeira ao Memorial.

Quarta-feira passada, o encontro foi de despedida. Fiz questão de apertar a mão do general Costa Neves e agradeci por tudo que ele em apenas dois anos, fez pelo nosso patrimônio cultural.

Em tão pouco tempo, ele inaugurou o Memorial Rondon, o mais completo do Brasil sobre a história do marechal Rondon que funciona na Vila de Santo Antônio.

Chamou a Cida e a professora Yedda e assumiu a reforma da casa onde funciona o Memorial Jorge Teixeira e ainda se propôs e colocou soldados para auxiliar na manutenção do ambiente.

Foi ao Forte Príncipe e assumiu sua revitalização. A obra está em andamento. Quer dizer, o general Costa Neves fez em pouco tempo o que muitos não fizeram a vida toda.

É como escreveu o Viriato: “Se o nosso contingente de homens públicos tivesse o caráter, o preparo e a determinação em realizar do eminente general Costa Neves, certamente teríamos, há muito, um estado de Rondônia muito melhor do que temos”.

Obrigado Júlio Olivar pelo convite. Aliás, o presidente de honra da ARL o eloquente William encantou os presentes e creio mais ainda o homenageado, com um belíssimo discurso. O cabra é bom de oratória.

Foi realmente uma noite muito bacana a de quarta-feira passada, ainda mais quando tivemos a oportunidade de bater papo com o seu Euro Tourinho, aliás, professor Euro Tourinho. No jornalismo tupiniquim não tem pra ninguém.

Outro garoto bom de conversa, é o presidente da OAB Andrey Cavalcante, ele foi fundo na pesquisa sobre a vida militar do general Costa Neves. Agora calma mesmo, é com o juiz Federal Dimis, suas palavras mais que bem explicadas brotam de uma maneira que todos ficam como se estivessem “encantados”.

E agora, pergunta o folclorista brincante de boi-bumbá: “Égua, o Silvio Santos agora só vive metido com esse povo intelectual, será que ele vai abandonar a defesa da Cultura Popular?”.

Tá ficando doido é doido? Tá vendo logo que jamais abandonarei o segmento que me faz feliz, que me deu tudo que tenho (inclusive a mulher)? Não é assim não!

Até porque, na solenidade de despedida do general Costa Neves, teve apresentação folclórica. É isso mesmo, a Cia Yaporanga se apresentou e foi super aplaudida pelo público presente ao auditório da OAB.

Tão vendo aí bando de “abestado”, aonde vou, o folclore acontece ou a Cultura Popular vai junto.



Deixe o seu comentário