BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

LENHA NA FOGUEIRA

Hoje 1º de abril de acordo com os mais antigos, aqueles do tempo do meu amigo Anizinho Gorayeb, comemora-se o Dia da Mentira. Apesar de..

Publicado: 01/04/2017 às 06h00
Atualizado: 31/03/2017 às 19h11

Hoje 1º de abril de acordo com os mais antigos, aqueles do tempo do meu amigo Anizinho Gorayeb, comemora-se o Dia da Mentira.

Apesar de dizerem que “Mentira Tem Perna Curta”, é comum alguém, inclusive pessoas consideradas ilibadas pregar ou sair por aí contando mentiras. Aliás, os maiores mentirosos do Brasil são os políticos, que nas campanhas prometem tudo e depois de eleitos não cumprem o que prometeram.

Em Porto Velho tivemos alguns mentirosos que ficaram famosos, entre eles o Médico Dr. Demerval. Inclusive no tempo que ele morou por aqui, no dia 1º de abril, seus amigos faziam Alvorada na porta da sua casa, festejando sua fama de mentiroso.

Entre as estórias que ele contava na maior cara de pau, afirmando que era verdade, que tinha acontecido com ele numa viagem de avião de Porto Velho a Guajará-Mirim era a seguinte:

Já o avião estando fazendo as manobras para aterrissar no aeroporto da Pérola do Mamoré, caiu e na ânsia de encontrar um caminho que levasse os passageiros a uma localidade segura, ele Demerval se embrenhou na mata e perdeu seu relógio. Alguns anos depois, andando justamente pelo local da queda do avião, de repente escuta aquele barulho: tic tac, tic, tac… Foi procurar e para sua surpresa viu aquele relógio pendurado no galho de uma árvore funcionando e com a hora certa.

Às vezes ele trocava o relógio, por um LP, (disco de vinil), dizendo ele, que entrou na mata e de repente. começou a ouvir:

“Quem és… Quem és… então foi procurar de onde vinha aquele som e encontrou engatado num pé de laranja, o pedaço de um disco (LP) que ficava rodando conforme o vento e passava por um espinho da laranjeira e pegava só a parte da música Quem és… Quem és. Era a musica do Waldick Soriano: “Quem és tu…”.

Outro grande contador de estórias era o Manelão, o General da Banda do Vai Quem Quer. No livro “As Peripécias do General” o autor relata várias mentiras que ouviu do Manelão e entraram para o anedotário da cidade. Entre elas:

A que ele contava que deu um rasante com um avião Paulistinha, em cima de um pé de jenipapo, pegou um fruto e jogou em cima da casa de uma moça, pela qual era apaixonado.

E o que deu origem ao Dia Internacional da Mentira? Veja na matéria abaixo:

A versão mais conhecida para a data remonta ao século 16, na França. Lá, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril.

Em 1564, o rei Carlos 9º decidiu que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro obedecendo ao calendário gregoriano.
Muitas pessoas demoraram para se acostumar com o calendário e outras resistiram à troca da data. Essas pessoas tornaram-se alvo das mais variadas formas de ridicularização. Eram chamadas de “bobos de abril”, recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril.

Da França, a mania de pregar peças nesta data teria percorrido o mundo e dura até hoje. Neste dia, todos precisam ficar atentos. Até mesmo grandes jornais e revistas publicam notícias falsas, para enganar e brincar com os leitores.

Porém, dois eventos que vão acontecer no dia de hoje não são pegadinha ou mentira.

A FEIJOADA da escola de samba Acadêmicos do São João Batista é a pura verdade e vai acontecer as partir das 11h na Associação Salve Jorge. Vai lá morena!

E a realização da 22ª edição do Projeto Samba Autoral no Bar do Calixto a partir das 14h.

Salve o dia 1º de abril. O Dia Internacional da Mentira!

Deixe o seu comentário