Porto Velho/RO, 25 Março 2024 06:49:07

Lenha na fogueira

Salve Jorge! Hoje dia 23, é dia de São Jorge no sincretismo (umbanda e candomblé), Ogum. Tem devoto do santo aqui em Porto Velho, que no..

A- A+

Publicado: 23/04/2017 às 06h15min

Salve Jorge! Hoje dia 23, é dia de São Jorge no sincretismo (umbanda e candomblé), Ogum.

Tem devoto do santo aqui em Porto Velho, que no dia de hoje, faz a maior festa, oferecendo aos convidados almoço com cardápio variado. Fui convidado para uma dessas festas e o anfitrião solicitou que não divulgasse seu nome, para não encher sua festa de penetra. Estarei lá com certeza!

O culto a São Jorge teve início na Palestina praticamente junto com o próprio cristianismo, e o local onde o mártir foi sepultado se tornou um importante centro de peregrinação durante a época das Cruzadas. Infelizmente, a igreja que abrigava sua tumba foi destruída no século 12 a mando do sultão Saladino.

E o São Jorge da Umbanda? Calma! São Jorge não é umbandista, nem praticante de candomblé — mas sua relação com essas religiões é fascinante! Com a chegada dos escravos africanos no Brasil, esses povos encontraram muita resistência para praticar suas próprias religiões e rituais por aqui. Para contornar essa situação, os escravos começaram a adotar alguns santos da Igreja Católica para poder exercer suas crenças e, isso acabou por criar um sincretismo entre algumas divindades africanas e figuras do catolicismo. Segundo as lendas, os africanos criavam seus altares e colocavam as estátuas dos santos católicos sobre eles, ao passo que guardavam representações de suas divindades sob essas estruturas.

Além disso, muitas vezes os donos das fazendas eram devotos de um santo determinado, e obrigavam seus escravos a adorar o mesmo personagem. Sendo assim, é por isso que é possível encontrar várias diferenças entre o sincretismo de santos e divindades pelo país. Uma delas é São Jorge que, em alguns locais onde a Umbanda e o Candomblé são praticados, ele corresponde a OGUM, o orixá da guerra, muitas vezes invocado para abrir caminhos.

O sambista Zeca Pagodinho gravou a música “Ogum” que termina com a oração de São Jorge. Veja!
Eu sou descendente Zulu sou um soldado de Ogum. Um devoto dessa imensa legião de Jorge. Eu sincretizado na fé sou carregado de axé, protegido por um cavaleiro nobre. Sim vou à igreja festejar meu protetor.

E agradecer por eu ser mais um vencedor. Nas lutas nas batalhas. Sim vou ao terreiro pra bater o meu tambor. Bato cabeça firmo ponto sim senhor. Eu canto pra Ogum

Ogum – Um guerreiro valente que cuida da gente que sofre demais. Ogumm – Ele vem de aruanda ele vence demanda de gente que faz.

Ogum – Cavaleiro do céu escudeiro fiel mensageiro da paz.

Ogum – Ele nunca balança ele pega na lança ele mata o dragão.

Ogumm – É quem da confiança pra uma criança virar um leão.

Ogum – É um mar de esperança que traz abonança pro meu coração.

Deus adiante paz e guia. Encomendo-me a Deus e a virgem Maria minha mãe. Os doze apóstolos meus irmãos.

Andarei nesse dia nessa noite. Com meu corpo cercado vigiado e protegido. Pelas as armas de São Jorge.

São Jorge sendo com praça na cavalaria. Eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia. Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge.

Para que meus inimigos tendo pé não me alcancem. Tendo mãos não me pegue não me toquem. Tendo olhos não me enxerguem. E nem em pensamento eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançara. Facas e lanças se quebrem se o meu corpo tocar. Cordas e correntes se arrebentem se ao meu corpo amarrar. Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge.

Jorge é da Capadócia. Salve Jorge!



Deixe o seu comentário