Porto Velho/RO, 21 Março 2024 18:33:16

Lenha na Fogueira

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea),..

A- A+

Publicado: 21/10/2017 às 06h00min

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), realizará no período de 21 a 27 de outubro, nas cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Cacoal e Rolim de Moura, o III Festival Unir Arte e Cultura.

A abertura oficial do evento acontecerá no Teatro Guaporé, em Porto Velho, hoje, 21, a partir das 19h.

O objetivo do Festival é criar um espaço para a divulgação da arte e da cultura local, estabelecendo o intercâmbio entre os agentes que as promovem, provocando discussões e ampliando debates acerca da Política de Cultura da Unir, que contribui para a formação dos discentes e da sociedade em geral.

Visa ainda consolidar a Universidade como espaço de fomento, produção e difusão da arte, assegurando a diversidade histórica, cultural, social e étnica das manifestações culturais e produções artísticas.

O evento promoverá oficinas, minicursos, apresentações musicais, lançamento de livros, apresentações teatrais, entre outras atividades.

Confira a programação completa de cada campus no site do Festival: www.arteecultura.unir.br. Para participar das oficinas e minicursos é necessário realizar a inscrição prévia em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdJ6gVECOiTJ7S3rDNTWxOjO3UgNIKwkazg65i8SxklQcBtlA/viewform.

Para mais informações, entre em contato com a Procea através do telefone: 2182-2254 (DEC/Procea) ou pelo e-mail: [email protected].

Por falar em arte na Unir, o artista em artes visuais Ismael Barreto que está cursando Arte na Universidade Federal de Rondônia, completou idade nova na última terça-feira 17. Porém, a festa maior vai acontecer no dia de hoje. Só não divulgo o local, para não superlotar. Tenho certeza que estarão presentes representantes das escolas de samba, teatro, dança, show, música, artesanato e tudo quanto é segmento cultural.

É isso mesmo, Ismael pode ser visto tanto trocando uma lâmpada, como montando o cenário por ele produzido, em um palco de teatro, assim como pode ser aplaudido na avenida apresentando alegorias em enredos carnavalescos e ainda como folião ou pajem da Corte do Rei Momo durante todo o carnaval. Parabéns ao nosso artista completo, Ismael Barreto!

Hoje termina a 15ª edição do Festcineamazônia. A solenidade de entrega do troféu Mapinguari aos vencedores, começa às 19h, no Teatro 1 do Sesc Esplanada. A entrada é franca.

A festa de encerramento contará com a exibição do documentário “Danna Merril – Um Fotógrafo no Inferno Verde”, seguida da homenagem ao produtor Beto Bertagna. O final mesmo será com o show do Chico Batera.

Como Porto Velho não consegue parar, quando o assunto é cultura, vem aí logo de cara o Festival de Jaci-Paraná e antes que o show da virada chegue, a Funcultural promove no dia 5 de novembro, dia da Cultura, uma série de atividades culturais na praça Aluízio Ferreira a terceira mais antiga praça de Porto Velho.

Programado para ser apresentado no show do dia 5 de novembro, o musical ”Trinca de Reis” com Ernesto Melo, Sílvio Santos e Bainha por motivo de força maior, foi cancelado. Porém, a programação que a equipe do Ocampo vai realizar é das melhores.

Os trabalhos do artista local Rafael Barros na intitulada Norte Colônia continua em cartaz na galeria de artes da unidade Sesc Centro (avenida Presidente Dutra com Henrique Dias ao lado dos Correios). A exposição é composta de 10 fotografias e um videoarte. Norte Colônia foi selecionada como representante da Região Norte na I Convocatória Casa B Residência Artística do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro/RJ.



Deixe o seu comentário