Porto Velho/RO, 29 Março 2024 19:16:47

Lenha na Fogueira

Dessa vez não deu! Aliás, acho que não vai dar! Não vai dar pra curtir minhas férias do jeito que planejamos. Acontece que de uma hora..

A- A+

Publicado: 14/01/2018 às 06h10min

Dessa vez não deu! Aliás, acho que não vai dar! Não vai dar pra curtir minhas férias do jeito que planejamos. Acontece que de uma hora pra outra fui parar numa UPA no Rio de Janeiro, onde estamos, e o negócio não está nada bem pro meu lado.

O motor parece que anda querendo parar e por isso, tenho que antecipar meu retorno a Porto Velho, afinal de contas, a oficina com a qual tenho convênio fica aí.

Tem um ditado que diz: É melhor prevenir do que remediar e eu me descuidei e já estou na faze do remediar, por isso, é melhor voltar pra casa.

Apesar dos problemas pelos quais passam os funcionários do governo do estado do Rio de Janeiro o atendimento na UPA (Botafogo), posso garantir que foi dos melhores. Assim que dei entrada fui encaminhado imediatamente para o centro de eletrocardiograma enquanto a Ana ficou tratando da papelada. O resultado que não acusou nada grave, foi encaminhado à médica que me atendeu e me informou “Tá com sintoma de Angina”.

O que é Angina?

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, no entanto, ele poucas vezes é notado, no dia a dia. Mesmo estando batendo o tempo todo, ele só é alvo de atenção quando começa a falhar. Pode acontecer com qualquer um. De repente, depois de uma atividade física mais intensa, vem aquela dor no peito difícil de aguentar.

Ou então, muitas vezes, no momento de repouso, essa mesma dor incômoda aparece e some, tão repentinamente quanto quando começou.

Muito além do conhecido enfarto, existe uma gama de doenças que podem acometer o coração, e há também sintomas que podem indicar que há algo errado com ele. É o caso da angina.

A angina não é uma doença, mas sim um sintoma. Ela acontece quando o coração passa a receber de modo ineficiente, o suprimento de oxigênio e nutrientes trazidos pelo sangue. Essa falta pode ser causada, por exemplo, pela aterosclerose que ocorre quando os vasos que fazem esse grabalho de levar sangue para o coração estão bloqueados por alguma coisa. Como placas de gordura.

Em caso de anemia grave e aumento do tamanho do coração existem chance de desenvolvimento de angina

Em todos esses casos, a angina se manifesta, principalmente, por meio de uma dor forte no peito.

Sintomas da angina – Dores fortes no peito. Que pode irradiar para os braços, costas, pescoço e mandíbulas. Pode ser percebida como uma sensação de aperto, pressão ou queimação e ainda cansaço, arritmias, falta de ar e ainda desmaios.

A angina pode ser grave sim, pois pode levar a um ataque cardíaco. Basta lembrar que no caso da angina o coração para de receber nutrientes e oxigênio.

Quando esse desequilíbrio é súbito ou prolongado pode ocorrer um infarto do miocárdio, morte súbita ou insuficiência cardíaca.

Por isso é essencial procurar um especialista, caso algum dos sintomas mencionados

Sendo assim, resolvi antecipar o término das minhas férias. Vou tentar negociar a transferência da minha passagem imediatamente e voltar pra casa.

O atendimento aqui no Rio pode ser bom, mas, melhor mesmo, é estar em casa, até porque meu plano de saúde só vale no estado de Rondônia.

Se Deus quiser, vai dar tudo certo na negociação da passagem. Se não der nós daremos nosso jeito do jeito que deve ser,

Espero estar no lançamento das camisetas da Banda, aliás, estar no Baile Municipal e em todas as programações carnavalescas deste ano.

Não deu pra ir à minha Portela, mas vai dar para homenagear o Manelão no desfile da São João Batista.

Não posso garantir que estou legal, mas, farei o que for possível, com a ajuda de Deus para participar do meu carnaval. Viva a Vida, não deixa ela te levar. Obrigado meu Deus!



Deixe o seu comentário