Porto Velho/RO, 25 Março 2024 16:43:03

Lenha na Fogueira

E o carnaval já está pegando fogo em Porto Velho. Os blocos estão ensaiando e as escolas de samba também. Este ano, ao contrário do..

A- A+

Publicado: 20/01/2018 às 06h20min

E o carnaval já está pegando fogo em Porto Velho. Os blocos estão ensaiando e as escolas de samba também.

Este ano, ao contrário do ano passado e isso, não tem nada a ver com eleição para governador, senador, deputado estadual e federal, a prefeitura de Porto Velho investiu na cultura popular no segmento carnaval.

A programação oficial, começa na próxima sexta-feira, dia 26, com a realização do Baile Municipal que vai acontecer na Talismã 21 e já no sábado, a Funcultural promove o primeiro “Arrastão Carnavalesco” com uma banda animando foliões por algumas ruas da zona Leste.

É o resgate do carnaval tradicional, pois, a banda de música que vai animar os foliões vai no chão. Nada de trio elétrico, vai ser apenas um carro de som para a voz dos cantores. Será o verdadeiro carnaval de rua. Nota dez para a equipe da Funcultural. Leia-se Ocampo Fernandes.

Esse estilo de carnaval acontecerá também na zona Norte e zona Sul, é claro que em dias diferentes.

Outra programação sob a responsabilidade da Funcultural será no Mercado Cultural nos dias 3 e 12 de fevereiro quando a banda do Alkbal vai animar os que comparecerem, só com marchinhas tradicionais e sambas de carnaval.

Outro bloco que faz esse estilo de carnaval, além da Banda do Vai Quem Quer é o Pirarucu do Madeira que vai desfilar no dia 4 de fevereiro. A Bandinha também vai tocando no “chão”. No Pirarucu do Madeira não tem venda de camiseta e muito menos de abadá. A concentração será em frente ao Complexo Deroche Pequeno Franco na rua Pinheiro Machado – bairro Caiari.

Se estamos falando de carnaval tradicional, não podemos deixar de citar os blocos: “Até Que a Noite Vire Dia” e o bloco “Canto da Coruja”. Aliás, o Canto da Coruja após alguns anos ausente do carnaval de rua de Porto Velho, volta este ano tocando apenas marchinhas, frevos e samba de carnaval.

Samba de carnavbal é um estilo de samba que se fazia antigamente e que era tocado nos bailes carnavalescos.antes da moda do samba-enredo. Veja alguns exemplos: Vem chegando a madrugada, o sereno vem caindo. Cai, cai sereno devagar, que o meu amor está dormindo…”

Outro samba de carnaval: “Neste carnaval não quero mais saber, de brincar sozinho. Vamos brincar juntinhos, água na boca pra quem ficar sozinho…”. Outro: “Lata d’água na cabeça, lá vai Maria, lá vai maria. Sobe o Morro e não se cansa, pela mão leva a criança. Lá vai Maria…”.

Esse estilo de música você vai ouvir no carnaval que a Funcultural vai realizar na zona Sul, Norte e Leste de Porto Velho este ano. Ótima ideia Ocampo!

No próximo dia 28 de deste mês de janeiro, a escola de samba acadêmicos do São João Batista vai promover o concurso “Mulata de Ouro”. A festa vai acontecer no Clube social do Sindsef na rua Rio de Janeiro do bairro Lagoa.

Na oportunidade, será servida para os compradores de convite, uma deliciosa feijoada. Durante a feijoada vai acontecer o concurso com a apresentação da Ex-Rainha do Carnaval (2014) do Rio de Janeiro Letícia Guimarães. Este ano a Letícia vai desfilar como Musa da escola de samba União da Ilha e como Rainha da escola de samba de Belfor Roxo.

Se você quer ser a Mulata de Ouro procura a direção da escola São João Batista e te inscreve. A inscrição é gratuita e a premiação muito boa;

Agora, se você quer assistir um super espetáculo de mulata, vai aplaudir o show de samba da Letícia Guimarães. Ela é um espetáculo de sambista.

Show mesmo foi a promoção da Banda com a troca de alimentos por um chapéu,com a logomarca do maior bloco da Amazônia.



Deixe o seu comentário