Porto Velho/RO, 24 Março 2024 02:18:57

Lenha na Fogueira

Não sei se é porque 2018 é ano eleitoral, mas, o que está acontecendo entre os governo estadual e municipal de Porto Velho é algo que..

A- A+

Publicado: 01/02/2018 às 06h30min | Atualizado 31/01/2018 às 17h48min

Não sei se é porque 2018 é ano eleitoral, mas, o que está acontecendo entre os governo estadual e municipal de Porto Velho é algo que nesses meus anos todos de carnaval, nunca assisti.

Li uma matéria no site O Rondoniense, dando conta que as entidades Sejucel e Funcultural, andam se estranhando no sentido de cada uma querer ser a mãe dos apoios, que os blocos e escolas de samba receberão para realizar seus desfiles no carnaval deste ano.

Já pensou! Os dois órgãos governamentais, Sejucel e Funcultural querem por que querem, cada um, ser responsável pela contratação de grades e banheiros químicos que servirão os foliões dos blocos carnavalescos de Porto Velho.

Se realmente as duas entidades resolverem colocar cada uma, os banheiros, com certeza, pela primeira vez, não veremos nenhum folião MIJANDO no meio da rua durante o carnaval. Porto Velho passará a ser a única capital brasileira, onde os foliões carnavalescos não MIJAM na rua de jeito nenhum.

Vai ser tanto banheiro químico espalhado pelas ruas da cidade, que o folião não terá oportunidade, nem que a vaca tussa, de balançar o “bilau” para alguém

Acho que vamos assistir “bizarramente”, representantes da Funcultural e da Sejucel nas esquinas, oferecendo Banheiro Químico para o folião MIJAR. “Hei folião MIJA aqui no banheiro da Funcultural”. Hei ô ô a MIJADA no banheiro da Sejucel é melhor.

MIJE no meu banheiro e ganhe um combo de bebida para todo o carnaval. E lembrar que teve ano, que quase a Banda não sai, porque não tínhamos como contratar Banheiro Químico.

Quem tá sorrindo de orelha a orelha são os dirigentes dos blocos de trio, que vão economizar uma grana com banheiro e grade este ano. O sorriso maior é o do Gato Felix, pois, além de ser dirigente do Bloco Areal Folia que desfila amanhã, dia 2, é proprietário das grades que serão locadas pelo governo do Estado e pela prefeitura municipal de Porto Velho para atender os blocos.

Não pensem que estou de gozação. Nada disso, é só acessar o site O Rondoniense e ler a matéria desenvolvida pelo Marco Souza. Tem mais, eu apareço na foto junto com o pessoal da Liga dos Blocos e o pessoal da Sejucel e o deputado Léo Moraes e seus assessores.

Esse mesmo esforço deveria acontecer em prol das escolas de samba. Já pensou, o governo Rstadual e a prefeitura disputando pra ver quem repassaria mais subsídios para apoiar no desenvolvimento dos enredos das escolas de samba?

Antes que um dos lados se apresse em divulgar, que está subsidiando as escolas de samba com aporte financeiro no valor de R$ 500 Mil, para o desenvolvimento dos enredos, já coloco, que quem está fazendo isso, é a Funcultural.

No caso dos banheiros e grades teve emenda dos deputados Leo Moraes e do Jesuíno Boabaid. Emenda para as escolas de samba, que fazem o verdeiro carnaval cultura e não cobram pela fantasia de seus brincantes, ninguém colocou.

Assim como os blocos geram emprego e renda, as escolas de samba geram muito mais, pois, suas fantasias e alegorias são todas confeccionadas aqui em Porto Velho.

Enquanto os abadás dos blocos são confeccionados em outros Estados. Não estou dizendo que sou contra o apoio governamental aos blocos, nada disso, apenas estou lembrando que as escolas de samba não estão tendo a mesma “mordomia”.

Pra não ficar só na gozação. Lembro que o carnaval de rua começa amanhã, dia 2, com o desfile do Bloco do Gato Félix Areal Folia que sai da rua Alexandre Guimarães com a 13 de Setembro e contará com toda a estrutura de banheiros químicos e grades. Tudo garantido pelo governo Estadual e pela prefeitura municipal.

É o carnaval chegando ao fim!



Deixe o seu comentário