Porto Velho/RO, 28 Março 2024 17:47:40

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 06/03/2018 às 14h00min

A- A+

Lula travando tudo

O cenário sucessório do Palácio do Planalto continua travado por conta da indefinição da prisão do ex-presidente Luis Inácio Lula da..

O cenário sucessório do Palácio do Planalto continua travado por conta da indefinição da prisão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo já considerado inelegível, o petista insiste na candidatura e isto tem segurado algumas postulações como a de Ciro Gomes (PDT) – no aguardo de uma aliança – e enquanto a questão de Lula não for definida os candidatos da esquerda e centro esquerda encontram dificuldades na decolagem.

Sejam candidatos petistas para substituir Lula – o paulista Hadadd ou o baiano Jaques Wagner, por exemplo – ou Ciro Gomes acreditam que o apoio do ex-presidente será decisivo para que alcancem o segundo turno. Por isto aguardam com ansiedade um desfecho.

Se no cenário nacional as coisas estão deste jeito, em Rondônia todo mundo aguardava a desincompatibilização do governador Confúcio Moura (PMDB) para o vice Daniel Pereira assumir o poder. Mas o mandatário mudou tudo, numa grande reviravolta no cenário regional e fiará até o fim do mandato no CPA.

Na agenda

O senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT tem agenda programada para Porto Velho e nos municípios da BR neste final de semana. Entre tantos assuntos na pauta pedetista esta a formação das nominatas de candidatos para Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados e ao Senado da República, além da política de alianças para as eleições de outubro. O partido terá reuniões regionais no estado a partir do mês que vem.

Nas fronteiras

Não é a toa que o monitoramento das fronteiras brasileiras foi para o saco nos últimos anos. Estima-se que o governo federal cortou 54 por cento dos investimentos na defesa de nossas divisas. Só em Rondônia são mais de 1000 quilômetros de porteiras abertas para o crime organizado, predominando o tráfico de drogas, de armas, de produtos eletrônicos e o contrabando de cigarros e bebidas.

Casos de malária

O governador Confúcio Moura legará bons marcos nas suas duas gestões para seu sucessor. Na área econômica, seu primeiro governo detém o recorde de 11 por cento de crescimento enquanto o Pais patinava (era a época da construção das usinas), mais recentemente Rondônia saiu do ranking das cinco capitais mais atingidas pela malária na região amazônica. Os estados AM, AC, PA, RR e AP lideram as paradas.

As convenções

Os Democratas, de Marcos Rogério, José Bianco e Adelino Folador realizam convenções nacionais nesta quinta-feira para avaliar a candidatura presidencial do deputado federal Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados. Em Rondônia, o DEM chegou a acreditar que o governador Confúcio Moura deixaria o MDB para ingressar naquela legenda, mas o que se vê é que Confúcio ficará no MDB.

Três coelhos

Em mais uma armação ilimitada da política rondoniense, o MDB matou três coelhos com uma só cajadada. Obrigou o governador Confúcio Moura a não desistir do cargo, prejudicou o projeto do vice Daniel Pereira de disputar o governo e retomou centenas de cargos comissionados que estavam sendo descartados com a mudança de governo. A articulação foi feita pra beneficiar Maurão de Carvalho, pré-candidato ao governo e Valdir Raupp que temia a concorrência de Confúcio para o Senado.

Via Direta

* Semana de ebulição na política rondoniense, mas ainda bem longe de definições para quadro de candidaturas ao governo do estado e ao Senado **Novos nomes cogitados para disputar o governo de Rondônia e ao Senado, entre eles da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), a pedido do presidenciável Geraldo Alckmin ** O verão esta chegando e com isto o prefeito Hildon Chaves (PSDB) poderá recuperar sua popularidade perdida no inverno amazônico.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas