Porto Velho/RO, 22 Março 2024 14:42:07
RONDÔNIA

Mais de 600 famílias recebem títulos de domínio definitivo

Ainda em 2018 o Incra prevê a emissão de mais 3500 títulos em áreas da reforma agrária

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/03/2018 às 15h45min

Com a entrega a pessoa passa a ser dona, então pode usar sua propriedade para fazer financiamento (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Mais de 600 famílias de produtores rurais de Rondônia receberam títulos de domínio definitivo de suas terras na manhã desta sexta-feira (16), a entrega aconteceu na Escola Brasília, localizada no bairro Embratel, em Porto Velho e faz parte do programa de regularização fundiária rural Terra Legal. Foram contempladas famílias que residem em diversos municípios do Estado, entre eles Porto Velho, Ji-Paraná, Buritis e Ariquemes. Em Rondônia a programação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é emitir mais 3500 títulos em áreas da reforma agrária, ainda em 2018.

O casal João Simões Sobrinho e Cirlei Aparecida Simões, de São Francisco do Guaporé, compõem uma das famílias contempladas com o título de terra, eles estão esperando o documento desde 2005 e o consideram como uma forma de reconhecimento e segurança. “Sem a terra a gente não produz e não vive, é um sonho realizado com muito sofrimento, nós chegamos em São Francisco ‘de esmola’, só eu, Deus, ela e nossos filhos é que sabemos a situação que entramos em São Francisco”, disse João emocionado.

O ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra, veio para Porto Velho exclusivamente para a solenidade, segundo ele Rondônia é o estado que mais disponibiliza títulos de terra no Brasil. “Mais de 100 mil títulos já foram dados no Brasil todo, em Rondônia só esse ano serão oito mil. É incompreensível que durante tanto tempo tenha-se emitido tão poucos títulos para os pequenos proprietários. Com a entrega a pessoa passa a ser dona, então pode usar sua propriedade para fazer financiamento, pode deixar de herança para seus filhos, é um avanço importantíssimo”, afirmou o ministro.

O governador Confúcio Moura destacou que com a regularização fundiária rural são atingidos dois grandes benefícios, o primeiro é a redução da violência no campo e o segundo a riqueza dos agricultores e em consequência disso a prosperidade do estado. “Temos em Rondônia aproximadamente 90 mil propriedades que precisam ser documentadas, só essa atitude será responsável pelo dobro da riqueza de Rondônia nos próximos cinco a dez anos, vamos enriquecer muito com a regularização fundiária rural”, explicou.

Amanhã uma reunião sobre a regularização do bairro Areal será realizada às 16h30 na Escola Municipal Padre Chiquinho, na Avenida Campo Sales. Segundo o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, mais de mil famílias serão beneficiadas com a regularização no Areal. “A regularização fundiária é principalmente tornar plena a cidadania de milhares de habitantes da nossa cidade”, finalizou.



Deixe o seu comentário