Porto Velho/RO, 24 Março 2024 22:41:41
Diário da Amazônia

Marin reafirma em posse o combate à corrupção

Procurador-geral de Justiça do Estado foi reconduzido ao cargo na noite de sexta-feira.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 14/05/2017 às 05h50min

Procurador-geral de Justiça, Pedro Marin, citou 41 denúncias contra 124 pessoas

Ao ser reconduzido para mais dois anos de mandato pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, na sexta-feira, o procurador-geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho reafirmou o compromisso de bem conduzir a instituição e o trabalho de combate à corrupção. Airton Marin aproveitou para fazer um balanço de sua primeira gestão à frente do Ministério Público, ressaltando o trabalho constante de combate à corrupção. “Obviamente, não se cultiva a utopia de se exterminar a corrupção do planeta, já que guarda vinculação ao conceito de moralidade. Contudo, é imprescindível que se busque contê-la, tendo em vista o desequilíbrio que causa à economia dos países, e por consequência, sequela aos direitos de coletividade”.

Ele lembrou que nos últimos dois anos foram oito ações que culminaram com o oferecimento de 41 denúncias contra 124 pessoas; 19 afastamentos de função pública; 64 buscas e apreensões; e 33 prisões provisórias. “O que demonstra que o MP Rondoniense tem exercido de forma coerente e eficaz sua missão constitucional de agir, de forma repressiva, contra quem afronta os princípios basilares que regem a administração”, destacou. (Da Assessoria)

Inspeções  realizadas em todo o estado em dois anos

Também foi reconduzida ao cargo de corregedora-geral, a procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz de Arruda, que fez uma prestação de contas de seus dois primeiros anos à frente da Corregedoria, enfatizando que realizou inspeções nas 23 Comarcas do Estado, o que proporcionou um mapa do MP rondoniense e do que será necessário fazer ajustes.

Após receber do subprocurador-geral de Justiça, Osvaldo Luiz de Araújo, o capelo, símbolo máximo da chefia do Ministério Público, Marin Filho fez o juramento e assinou o termo de procurador-geral de Justiça. Em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, o decano do colegiado, procurador Edmilson José de Matos Fonseca, parabenizou os dois e desejou sucesso na continuação do trabalho em prol de um MP cada vez mais fortalecido. Ele aproveitou a oportunidade para fazer uma apresentação e agradecer o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça na execução do Projeto Epilepsia em Debate na Sociedade, idealizado pelo próprio decano sob a coordenação do Centro de Apoio Operacional da Saúde.

Também fizeram uso da palavra para parabenizar os empossados, o vice-governador do Estado, Daniel Pereira; o presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia(Ampro), promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago; o presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho e o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

 



Deixe o seu comentário