Porto Velho/RO, 26 Março 2024 07:05:45
Diário da Amazônia

Maurão conhece projeto social de Theobroma

Município vai ganhar usina de etanol ou álcool produzido a partir da batata-doce.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 14/09/2017 às 05h30min

Prefeito e vereadores foram recebidos pelo presidente da ALE, Maurão de Carvalho

Em reunião em seu gabinete, nesta semana, com o prefeito de Theobroma, Claudio Santos (PMDB), e os vereadores Gilliard (PSC), Ronei (PRB) e Carlinhos (PRP), o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), conheceu o projeto do etanol social que será produzido a partir da batata-doce em uma usina a ser instalada no município. O projeto, que é pioneiro no Estado, vai aproveitar a raiz tuberosa, que é rica em amido, base do biocombustível. A batata-doce é cultivada em várias regiões de Rondônia, mas agora deve ganhar um novo impulso.

O pesquisador responsável pela implantação do projeto, Aldo Silva, fez uma breve apresentação das vantagens do novo método de produção de etanol.

“A batata-doce é uma cultura de fácil trato, que não requer grandes áreas para plantio, e produz um etanol a um custo mais baixo, sem queima, sem nenhuma agressão ao meio ambiente”, disse Aldo, completando que gera renda para a agricultura familiar e é ecologicamente correto. “É uma grande descoberta da bioenergia”, reforçou.

Maurão afirmou que são inovações como esta que Rondônia precisa para seguir crescendo, gerando renda e novas oportunidades, com cuidado ambiental. “Com certeza, sendo implantada a usina, toda a região vai sair ganhando. A batata-doce é uma cultura já conhecida, e precisa de baixo investimento para ser implantada, sendo diretamente ligada à agricultura familiar. É mais uma alternativa de renda que vai garantir a permanência de famílias no campo, produzindo”, destacou o deputado.

O prefeito pediu apoio de Maurão.



Deixe o seu comentário