BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Média de 30 pedidos por dia na Capital

Em Porto Velho, a demanda gira em torno de 30 passaportes solicitados ao dia.

Publicado: 26/07/2017 às 07h00

O Ministério da Justiça disponibilizou os recursos federais para a emissão de passaportes para o DPF – Departamento da polícia Federal. O crédito extra de mais de R$: 102 milhões foi liberado para a retomada dos serviços de controle migratório e emissão dos documentos de viagem. A emissão de passaportes está suspensa desde o dia 27 de junho. Segundo dados oficiais da Polícia Federal são realizadas mais de 11 mil atendimentos por dia para solicitação de passaporte em todo o País.

Em Porto Velho, a demanda gira em torno de 30 passaportes solicitados ao dia, mas o número só tem aumentado, foram contabilizados 432 pedidos de passaporte em apenas uma semana no departamento de migrações da Capital.

Segundo Carina Cavalcante, responsável pela Delemig – Delegacia de Migração de Porto Velho, o serviço por decisão da Casa da Moeda só será disponibilizado no prazo de cinco semanas. “A casa da moeda é o órgão responsável pela impressão dos documentos de passaportes, este trabalho de confecção já está sendo feito, mas ainda não supre com toda a demanda do País, a previsão que temos é que, se não ocorrer alguma mudança, poderemos voltar a oferecer o serviço entre os dias 28 ou 29 de agosto”. Ontem, a casa da moeda iniciou uma operação para zerar a fila de 175 mil passaportes que não foram emitidos pela Polícia Federal, na operação de tempo indeterminado, os servidores trabalharão 24 horas por dia para suprir a demanda, em um dia normal o órgão imprime cerca de 15 mil passaportes.

Para realizar o pedido de passaporte é necessário preencher o formulário eletrônico de solicitação, ao final será emitida a guia de recolhimento da união (GRU), após pagar a GRU dentro da data de vencimento, agende um atendimento presencial em um dos postos da PF, leve os comprovantes de agendamento, pagamento e o boleto. Os documentos exigidos são: identidade, CPF, título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição, passaporte anterior válido e comprovante de quitação com o serviço militar (para homens) e certidão de nascimento.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário