Porto Velho/RO, 25 Março 2024 13:18:34
Diário da Amazônia

Menos famílias dependem do Governo

Benefício do Bolsa Família Saúde tem queda no número de usuários, em Jipa, segundo relatório.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/02/2018 às 07h10min

Ponto de atendimento às famílias beneficiárias está localizado ao lado da Semas

Nos últimos três anos o número de dependentes do benefício do programa Federal ‘Bolsa Família Saúde’ de Ji-Paraná diminuiu. Em 2015, foram 4.050 famílias cadastradas e 3.174, acompanhadas. Já no ano passado, de 2.631 benefícios, o acompanhamento aconteceu para 2.147 pessoas. A informação foi passada pelo coordenador do Núcleo de Apoio e Informação Saúde, Oziel Malheiros. Ele anunciou para o próximo dia primeiro de março, o reinício do acompanhamento na unidade que fica localizada na avenida Marechal Rondon, ao lado da Secretaria de Assistência Social (Semas) e do Feirão do Produtor.

Para este ano, o início do acompanhamento está programado para acontecer a partir do dia primeiro de março, no horário compreendido das 8h às 13h30 de segunda a sexta-feira. De acordo com os dados do DataSus, o acompanhamento iniciado em todo o território nacional, e em Rondônia estão cadastradas no ‘Bolsa Família Saúde’ 72.766 famílias, sendo a capital com o maior número, 21.546; Ji-Paraná com 2.301 e Pimenteiras D’Oeste com o menor número de famílias beneficiadas.

Redução

Ainda de acordo com o coordenador da unidade em Ji-Paraná, Oziel Malheiros, a redução do número de dependentes beneficiados no programa Federal ‘Bolsa Família Saúde’, de Ji-Paraná, nos últimos três anos, em 2.631, ocorreu em virtude de vários motivos, entre os quais, o não cumprimento das condicionalidades por parte das famílias, mudanças de endereços para outras cidades, cadastros desatualizados, e ainda, famílias que não possuem mais perfil para receber o benefício. “Para este ano de 2018, o número caiu mais um pouco, de 2.631 para 2.301”.

No caso de Ji-Paraná, o acompanhamento alcançou 78,37% em 2015, 70,80% em 2016 e em 2017, 81,60%, sendo considerado um dos maiores índices do Estado.

Serviços

Durante o acompanhamento, que é dividido por duas vigências, são atendidos crianças e adolescentes entre zero e sete anos e de 14 aos 44 anos, somente adolescentes e mulheres, além gestantes em todas as idades.

Ao comparecer na referida unidade são feitos acompanhamento do peso, altura, análise nutricional, cartão de vacina, cartão pré-natal, distribuição de repelente de insetos para gestantes (dois frascos/mês durante toda a gestação), distribuição de vitamina A, Hipoclorito de Sódio, preservativos, orientações e panfletos informativos.



Deixe o seu comentário