Porto Velho/RO, 22 Março 2024 12:56:58
Diário da Amazônia

Mesmo em festa, doação de sangue deve continuar

O alerta foi feito pela direção do Hemocentro Regional, de Ji-Paraná.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/07/2017 às 05h25min

A meta de coleta mensal é de 500 bolsas ao mês. Por isso, o convite à doação segue

Mesmo no período da maior festa country da Região Norte, a 38ª Exposição Agropeucária, Comercial e Industrial (Expojipa), os doadores voluntários devem continuar mantendo o hábito solidário de doar sangue. O alerta foi feito pela direção do Hemocentro Regional (Unidade de Coleta E Transfusão-UCT) de Ji-Paraná nesta semana, em entrevista ao Diário.

Segundo Luiz Carlos, médico da unidade a necessidade do pedido se deve pelos casos de necessidade de sangue que surgem durantes esses tipos de eventos.

De acordo com o último levantamento, o nível de estoque de sangue na Unidade de Coleta e Transfusão (UTC) do Hemocentro de Ji-Paraná, era considerado estável. A meta de coleta mensal é de 500 bolsas mês, mais nesse sempre se consegue alcançar esse número sendo necessário do trabalho de coleta em outros municípios nas unidades do polo localizadas nas cidades de Ouro Preto d’ Oeste, Presidente Médici, Jaru e Alvorada d’Oeste.

O Hemocentro de Ji-Paraná, além dos polos citados acima, também atende o hospital municipal – Claudionor Couto Roriz, a Clínica de Pacientes Renais (Clineron) e os hospitais particulares HCR, Dey e Estela Maris. Luiz Carlos ainda lembrou que a maioria da população tem o tipo de sangue A/Positivo, e é o menos aparecer é O-Negativo (o menos que aparece). Mesmo com a festa country, o Hemocentro Regional continuará com o seu horário de atendimento inalterado, ou seja, a espera do doador de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.

Expojipa

Ainda de acordo com a direção, uma equipe do Hemocentro Regional deverá estar presente nas cinco noites da festa no parque de exposições Hermínio Victorelli, quando estará realizando um trabalho de conscientização da importância de se doar sangue, e ainda realizando coleta de Medula Óssea.



Deixe o seu comentário