Porto Velho/RO, 20 Março 2024 13:11:58
Diário da Amazônia

Mexa-se, Explosión & Rítimo é qualidade de vida

O objetivo do projeto é apresentar a dança como atividade física, podendo ser favorável à nossa qualidade de vida.

Por João Zoghbi Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/10/2017 às 18h29min

A professora de Zumba Ana Lúcia e Auxiliadora com o grupo no Ginásio Esportivo Mojuca

Colégio Mojuca realiza Projeto Social ‘Explosión & Ritimos’, voltado à dança, aberto a toda comunidade. O objetivo do projeto é apresentar a dança como atividade física, podendo ser favorável à nossa qualidade de vida, além de ser uma prática divertida e relaxante, seus movimentos promovem benefícios para o corpo e para a mente.

Sendo recomendado para qualquer idade, uma “tendência”, no mundo, que virou necessidade para adquirir “qualidade de vida”, a exemplo de uma das alunas dona Maria Alice da Silva Couto, de 69 anos, está se adptando com entusiasmo a esse novo jeito de praticar atividade física. “É uma enorme satisfação ao grupo, que começou com nove alunas, remanescentes da “Praça do Skate” e viemos recomeçar aqui no Ginásio de Esporte do Mojuca. Hoje o grupo está com número considerável de mulheres”, disse Maria Auxiliadora Nunes Ribeiro, coordenadora do Centro Educacional Mojuca e integrante assídua do movimento.

Professores Auxiliadora, Dió e Ana

Segundo a professora Ana Lucia Feitosa, a dança é uma manifestação artística, que utiliza como linguagem o próprio corpo em toda a sua extensão, como transmissor de sentimentos, movimentos e vivacidade. “Seus benefícios são inúmeros e envolvem: a queima de calorias, combate à depressão e o estresse. Proporciona a consciência corporal e aprimora as condições pessoais, como a postura, a flexibilidade e o equilíbrio”, explica a professora Ana Lúcia.

Ana Lúcia fala sobre a oportunidade e o desempenho do grupo, que o único cuidado que têm que ter é, combinado com o professor Dionísio, do futsal, ligar e desligar a luz da quadra no horário determinado, pois as atividades são à noite. Graças à cedência, para a utilização da quadra, que nos foi dada pelo Centro Educacional ‘Mojuca’ através da aluna e coordenadora, Auxiliadora”.

O espaço foi aberto para a comunidade e hoje o grupo conta com um número expressivo de mulheres, praticando a aula de ritmos com assiduidade. “o começo, não foi fácil, comecei a movimentar, vamos que vamos, falei se a professora Ana se propor a dar aula vou fazer funcionar, nos doamos e tudo aconteceu, três meses depois, e através da divulgação nas ‘redes sociais’, o resultado está aí, participamos com o projeto ‘Explosión & Ritimos’ em várias atividades comemorativas do colégio: Festa da família, dia do Sérgio, junina, etc.. das quais a direção do Mojuca aprovou e na oportunidade, foi possível divulgar nosso trabalho e chamar a comunidade para se juntar à nós.”

É gratificante e o mais legal de tudo é que qualquer pessoa tem condições de fazer aula, tem gente que pensa que zumba é da modernidade que é só para jovem e não é: ‘são exercícios físicos coordenados com rítimos e danças e nem precisa saber dançar, é só experimentar e quem vem gosta e acaba ficando”, explica Ana.

Quem faz zumba não quer saber de outra modalidade de exercício: “Fazer aula com a professora Ana Lucia é incrível, ela tem um jeito de envolver, um jeito próprio dela de ser, que você não quer mais parar, ela tem carisma”, comentou a professora Auxiliadora.

Lembrando sempre que as aulas de atividade física, com dança, são realizadas no Ginásio Esportivo do Mojuca, às segundas, terças e quintas-feiras, das, 18h às 19h, diretamente com a professora Ana Lucia Feitosa.

zumba fitness

A Zumba mistura elementos de samba, salsa, merengue, mambo, hip hop, flamenco, dança do ventre e outros. Esses estilos permitem uma prática mais completa, promovendo o condicionamento físico de um modo geral. Por esse motivo, tem sido muito utilizada em academias para práticas fitness.

Para acompanhar as aulas, não é preciso saber dançar, bastando apenas ter boa vontade e disciplina
A Zumba foi criada por volta de 1990, pelo professor de aeróbica e personal trainer colombiano Alberto Perez, mais conhecido como “Beto”. Interessantemente, a modalidade surgiu ocasionalmente, quando o mesmo improvisou numa de suas aulas, lições com movimentos de dança latina’.

Fonte: www.acquariusfitness.com.br/qual-historia-da-zumba/

VIVA EM MOVIMENTO E JUNTE-SE A NÓS !!!



Deixe o seu comentário