Porto Velho/RO, 24 Março 2024 22:03:20
Diário da Amazônia

Ministro visitará tribo Paiter-Suruí, em Cacoal

A previsão é de que aproximadamente 700 pessoas, entre convidados e índigenas, participem do evento.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 27/04/2017 às 06h45min

Cacoal receberá no próximo sábado o lançamento da Campanha de Vacinação das Populações Indígenas das Américas, evento organizado pelo Ministério da Saúde, que trará na sua comitiva o ministro Ricardo Barros. O evento acontecerá na aldeia Peiter-Suruí da linha 9, que tem 127 membros e 28 famílias (a terceira maior aldeia da etnia) e foi escolhida pelo ministério para o lançamento. A administração municipal, por meio da Secretaria de Obras, tem apoiado o lançamento com a manutenção das estradas e a preparação dos locais de pouso de helicóptero e concentração de pessoas na tribo.

A previsão é que aproximadamente 700 pessoas, entre convidados e indígenas, participem do evento, de grande visibilidade. Na opinião da prefeita Glaucione Rodrigues (PMDB), “é uma honra para Cacoal receber um evento importante, não só para o Brasil, mas para todas as américas” e que dará atenção mundial ao município. As comunidades indígenas de Cacoal merecem esse reconhecimento do Ministério e, segundo a prefeita, a forma responsável de convivência das tribos é um dos motivos que levaram à escolha.

Em visita ao local do evento, o vice-prefeito e secretário de Obras, Elcirone Deiró acompanhado de técnicos do Departamento Sanitário Especial Indígena (Dsei) e Fundação Nacional do Índio (Funai), garantiu às lideranças indígenas que tudo estará pronto ao evento em tempo. Elcirone avaliou a melhor forma de receber a comitiva, juntamente com as lideranças, que se mostraram satisfeitas pela atenção da prefeitura de Cacoal. O Governo do Estado por meio do departamento de Estradas e Rodagem (DER) tem auxiliado com as ações de patrolamento.

De acordo com a gestora do distrito sanitário indígena em Cacoal, Solange Pereira Viera Tavares, a equipe de organização do evento já está em Cacoal e as demais autoridades ligadas ao evento devem chegar até amanhã, exceto o ministro da saúde, Ricardo Barros, que chegará ao município no sábado. (AI).



Deixe o seu comentário