O compromisso em alfabetizar com atividades lúdicas e promover a aprendizagem dos alunos em sala de aula, tem sido o foco principal da professora Hosana Sandim Candioto, que leciona para a turma do 1º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Professor Dionísio Quintino, em Rolim de Moura.
A partir da perspectiva da professora como mediadora do processo de alfabetização, com um olhar reflexivo, planejar suas atividades com jogos tem proporcionado às crianças a apropriação do conhecimento de maneira estimulante e motivadora por meio de diversas situações lúdicas, em que os alunos vão avançando em suas hipóteses sobre a leitura e a escrita.
Os jogos de alfabetização são ferramentas que incentivam as crianças a desenvolverem suas competências leitoras e escritoras, promovendo uma aprendizagem significativa, como afirma a coordenadora pedagógica da escola, Maíza A. da Rocha Silva, que realiza orientação aos professores sobre a importância do processo de ensino ser prazeroso e cada vez mais lúdico em sala de aula.