DESTAQUE - 26 de março de 2013 - 9h11

Movimento contra a discriminação racial

Movimento contra a discriminação racialA Secretaria Estadual do Movimento Negro do PDT- RO realizou no domingo evento em homenagem ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Estiveram presentes lideranças pedetistas do Estado e do município. A data foi celebrada com manifestações da cultura negra, na zona Leste de Porto Velho. O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é comemorado em 21 de março. Nesta data, no ano de 1960, na cidade de Joanesburgo, Capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a Lei do Passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Na época, vigorava ainda o regime do Apartheid.

“Foi no bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do Exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o Exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186”, explicou Francisco da Silva Filho, presidente do Movimento Negro do PDT de Rondônia. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. “É uma data para ser lembrada para que nunca algo parecido possa voltar a ocorrer”, opinou o vice-governador do Estado, pedetista Airton Gurgacz.

O evento do Movimento Negro Pedetista ocorreu na Comunidade Regueira, na zona Leste da Capital com a presença do vice-governador Airton Gurgacz, vice-prefeito, Dalton di Franco, além de atrações culturais da própria comunidade, como o Grupo de Capoeira Atabaque do Mestre Arlindo, Grupo de Dança Parceiros do Ritmo Quente, Grupo Impacto da Dança. O evento foi organizado pela Diretoria do Movimento Negro PDT RO, na pessoa do presidente Francisco da Silva Filho, vice-presidente Christovão Nascimento, secretário-geral, Misael Nonato Rodrigues, e o tesoureiro Antônio Neto.

“O Brasil, como segunda maior população negra do mundo, precisa abraçar a luta contra o racismo e corrigir as injustiças históricas. Afinal, foram mais de 300 anos de trabalho compulsório com braços negros”, considerou o vice-prefeito Dalton di Franco. No dia 10 de março, integrantes do Movimento Negro do PDT de Rondônia participaram de congresso nacional, no Rio de Janeiro, na Fundação Leonel Brizola. Na ocasião foi eleita a direção do movimento nacional. Foi o 5º congresso nacional da Secretaria do Movimento Negro do PDT, que desta vez se reuniu sob o lema “A luta deles!! A Nossa Luta!!”. A iniciativa também marcou a reorganização do movimento que, além de Paixão, elegeu a nova diretoria executiva do movimento, reservando 40% das vagas para as mulheres e contemplando ainda, na sua composição, representantes de praticamente todos os Estados. (AI)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>