Porto Velho/RO, 25 Março 2024 05:41:57
Diário da Amazônia

Movimento lança ação contra o diabetes

A doença pode ser evitada ou controlada com bons hábitos ou tratamento médico.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 02/03/2017 às 06h00min

O Movimento Superação, formada por cidadãos portadores de necessidades especiais, entre os quais, vítimas do diabetes, deu início ao Projeto Cataca, uma ação em Rondônia, voltada para a prevenção da doença.

Prevenir este mal com a divulgação de conhecimento, além de salvar vidas, diminui os investimentos públicos em saúde, pois estudos dizem que pequenos hábitos como exercícios, alimentação saudável e diminuição de estresse, podem dar longevidade e mais qualidade de vida ao ser humano.

O Projeto Cataca, pretende com esta ação, combater o diabetes e evitar perdas irreparáveis de amigos saudosos como Ademar Scheidt, Sérgio Melo, Walmir Miranda, Carlos Cataca, ex-presidente da Asdevron, Associação dos Cegos de Rondônia, cujo sobrenome e por sua luta contra a doença, foi homenageado na ação, além de outras pessoas vítimas deste mal.

O jornalista João Batista, cego há cinco anos por complicações do diabetes, alerta que “o diabetes, é um mal silencioso, que afeta pessoas em todas as idades, seja por genética, sedentarismo, má alimentação ou outros fatores”.

A doença pode ser evitada ou controlada com bons hábitos ou tratamento médico. Casos como visão alterada, emagrecimento repentino, sede excessiva, ganho de peso, urina frequente e até a presença de formigas no vaso sanitário, podem ser um alerta para procurar um médico, pois a doença é traiçoeira, podendo causar cegueira, amputações de membros e levar à morte.

Há anos, o jornalista rondoniense, Mario Moraes, também diabético, já dizia que este, era o mal do século, infelizmente, o século virou e pouco mudou, portanto, prevenir é a melhor solução contra o diabetes. (AI)



Deixe o seu comentário