Porto Velho/RO, 21 Março 2024 19:23:31
RONDÔNIA

MPF e MPE discutem melhorias para a Estrada de Ferro

Passando por um processo de degradação desde a última cheia histórica do rio Madeira em 2014, o Complexo Ferroviário tem sido vítima..

A- A+

Publicado: 21/08/2018 às 16h33min | Atualizado 21/08/2018 às 18h01min

Foto: Divulgação

Passando por um processo de degradação desde a última cheia histórica do rio Madeira em 2014, o Complexo Ferroviário tem sido vítima da ação do tempo, suas locomotivas que no passado impulsionaram o progresso de Rondônia, agora estão sendo corroídas pelo ferrugem, fora isso todo o maquinário tem sofrido também com a ação dos criminosos, onde as peças históricas estão sendo frequentemente saqueadas.

O maquinário é exposto a céu aberto, sem manutenção fica a mercê da ação do sol e da chuva Foto: Roni Carvalho

A segurança é outro fator preocupante, pois pelo baixo número do efetivo de guardas não intimida a prática de furtos, uso de drogas e prostituição. Para discutir providências urgentes para a melhoria do complexo, o MPF, MPE, IPHAN, Prefeitura e ASFEMM, realizaram uma reunião técnica nesta segunda feira (20).

Com os temas: “segurança, conservação e preservação do patrimônio ferroviário, a reunião contou com a presença da Procuradora Giselle Bleggi e a Promotora de Justiça Flávia Shimizu, onde estão encarregadas de alertar os órgãos envolvidos na revitalização da Madeira Mamoré.

Ficou decidido na reunião dobrar o número de homens armados para aumentar a segurança no local, cercar toda a área com tapumes ou gradis para reforçar a proteção e impedir a entrada de vândalos e a instalação de um sistema de monitoramento registrando quem entra e sai dos pátios, das antigas estações e dos galpões.

Também ficou determinado que a prefeitura deve atuar de forma presencial, cedendo mais servidores, além de assumir a responsabilidade na administração do complexo. O Ministério Público Federal e MPE Ministério Público do Estado também estão presentes em busca de segurança, onde farão uma reunião conjunta com o Comando Geral da Polícia Militar. A participação do Governo do Estado, também será solicitada, para que rondas ostensivas sejam feitas em todo o complexo, Inclusive com homens descendo das viaturas.



Deixe o seu comentário