Porto Velho/RO, 22 Março 2024 12:57:09

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 21/02/2018 às 06h20min

A- A+

Muitas indefinições

Teremos ainda um longo caminho até as definições das candidaturas majoritárias ao governo de Rondônia e as duas para as vagas ao..

Teremos ainda um longo caminho até as definições das candidaturas majoritárias ao governo de Rondônia e as duas para as vagas ao Senado. São muitas perguntas ainda sem resposta e algumas delas só deverão sair depois do encerramento do prazo da janela partidária que permite aos parlamentares a troca de legenda sem punição da justiça eleitoral e da desincompatibilização dos cargos daqueles postulantes que exercem funções no Poder Executivo.

Indaga-se, por exemplo, como será a situação do senador Ivo Cassol (PP), pretenso candidato ao governo de Rondônia, cumprindo pena alternativa em Brasília. Como fará para ser candidato em Rondônia? Se gazetar a pena alternativa sua punição poderá ser ampliada. E a situação do governador Confúcio Moura ao Senado? Ele já anunciou sua desincompatibilização para o dia 5 de abril, mas ainda reluta em permanecer no MDB para fazer dobradinha com Valdir Raupp ao Senado. Especula-se a mudança de sigla, tanto para o PSB de Daniel Pereira como ao PDT de Acir Gurgacz.

No PSDB, o ex-senador Expedito Junior ainda não se decidiu se vai disputar o governo do Eestado pela terceira vez, ou vai optar pela peleja de uma cadeira ao Senado.

Procurando espaço

Aberta a janela partidária, que se estende até meados de março, vários deputados estaduais já estudam a troca de legendas. O PSDC só na semana passada foi sondado por três deputados visando novas acomodações. Por sua vez, o PDT também foi prospectado perante sua direção estadual e pelo menos duas adesões estão se encaminhando. Os entendimentos seguem nas cúpulas partidárias.

Pelo agronegócio

Enfim, as desincompatibilizações estão começando nas esferas municipais e estaduais em Rondônia. Já cumprido o rito para disputar a eleição de outubro o secretário da Agricultura Evandro Padovani foi o primeiro a deixar o cargo para pleitear uma cadeira à Câmara dos Deputados. Será o candidato do agronegócio, com força suficiente para eleger um representante para a bancada ruralista, como ocorre em outros Estados neste segmento.

Sarna para se coçar

Tem coisas ainda emperradas na administração do prefeito Hildon Chaves (PSDB) e ele deve sofrer mais ainda no decorrer do primeiro semestre. A regularização fundiária avançou muito pouco. Por causa de problemas orçamentários as máquinas da prefeitura padecem até com a reposição de pneus. Os problemas de saúde se tornaram um calcanhar de Aquiles. Enfim, Hildon tem muita coisa a resolver. E agora ainda arrumou sarna para se coçar com os projetos da nova rodoviária e do esgotamento sanitário.

As convenções

As convenções partidárias, que eram realizadas impreterivelmente até o dia 31 de julho nos anos anteriores, neste serão iniciadas dia 20 de julho e prolongadas até o dia 5 de gosto. Com isto, as incógnitas das alianças vão se prolongar mais ainda, porque muitas decisões estão sendo chutadas para a última hora com os candidatos só confirmando as postulações nas últimas horas. Experientes, Confúcio e Expedito, possíveis candidatos ao Senado, catimbam o jogo no que podem.

Definições pedetistas

O senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT, cumpre agenda no final de semana em vários municípios do Estado. Ele vai acompanhar com os dirigentes dos partidos a sequência da janela partidária para a troca de legendas e a confirmação de algumas desincompatibilizações importantes no Estado. Também serão estudadas as nominatas de candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados nos municípios do Sul rondoniense.

Via Direta

*** Finalmente as atividades parlamentares voltaram nas Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional *** Com isto, se aceleram as articulações visando às eleições de outubro *** A Ponta do Abunã vai se unir em torno de candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados que apóiem seu projeto de emancipação *** O eleitorado daquela região só vai respaldar aqueles comprometidos com a bandeira da autonomia.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas