Porto Velho/RO, 22 Março 2024 12:57:12

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 28/01/2018 às 06h40min

A- A+

Mulheres na política

No âmbito nacional, pelo menos três mulheres querem fazer história como fez a presidente Dilma Rousseff e elas estão entrando na parada..

No âmbito nacional, pelo menos três mulheres querem fazer história como fez a presidente Dilma Rousseff e elas estão entrando na parada na disputa pela cadeira de Michel Temer, no Palácio do Planalto. A mais conhecida é a ex senadora e ex-ministra Marina Silva (AC), que já disputou o cargo duas vezes. Também Manuela D’Avila (RS) e Valéria Monteiro (RJ) são outras candidatas cogitadas para a temporada.
Em Rondônia, onde não existem candidatas ao governo Estadual, as mulheres despontam poderosas para disputar cadeiras na Câmara dos Deputados. São duas pleiteando a reeleição: Marinha Raupp (MDB-Rolim de Moura) e Mariana Carvalho (PSDB-Porto Velho); e mais outras candidaturas robustas estão entrando no páreo: Silvia Cristina (Ji-Parana), Cláudia Moura (Ariquemes), Jaqueline Cassol (Cacoal).
No âmbito da Assembleia Legislativa, as mulheres em Rondônia que têm perdido espaço nos últimos pleitos, mas em outros foram mais fortes, quando saiu até uma vice-governadora, Odaísa Fernandes, agora a representatividade tende a aumentar.
Perdendo quadros
O MDB será o partido que mais perderá quadros na peleja das cadeiras à Assembleia Legislativa de Rondônia. O deputado Só na Bença, um nome forte na região de Pimenta Bueno, está à cata de outra legenda para pleitear a reeleição; e o titular do DER, Ezequiel Neiva, do Sul rondoniense, embora negue, tem sondado outras siglas. A maior parte da chapa de candidatos do MDB quer ele fora da nominata.
O compromisso
Em alta, o vice-governador Daniel Pereira, que assume a titularidade do Centro Político e Administrativo no dia 5 de abril, já tornou público que apoiará Jesualdo Pires e Confúcio Moura ao Senado; e o senador Acir Gurgacz ao governo. A coalizão liderada pelo PSB/PDT deverá contar com nove partidos na sustentação dos candidatos majoritários e proporcionais. A elaboração das chapas já está em andamento e deve revelar algumas surpresas.
Só gazetando…
O ex-governador Ivo Cassol, atual senador pelo PP, deverá iniciar o cumprimento de pena alternativa já no mês que vem, em vista da recente condenação que o tornou ficha suja. Os trabalhos serão desenvolvidos num centro de recuperação de drogados, em Brasília. Com isto, Ivo terá dificuldades em se locomover de Brasília para Rondônia (ainda mais se for com tornozeleiras) para fazer sua campanha ao governo. A não ser que faça a campanha gazetando a pena, né?
Até carreata
Os petistas de Rondônia já não são mais os mesmos. Fizeram protestos mixurucas a favor de Lula durante seu julgamento e depois. No Acre, a mobilização foi mais efetiva. A oposição aos petistas lá também foi mais forte, pois foi realizada até carreata para festejar a condenação do ex-presidente pedindo a sua prisão. Na terra dos irmãos Viana, onde o PT governa há quase duas décadas o antipetismo está cada vez mais forte.
A confirmação
Manter o governador Confúcio Moura em suas fileiras, efetivar a dobradinha dele com o senador Valdir Raupp, garantir a unidade em torno da construção da candidatura do deputado Maurão de Carvalho ao governo são os desafios a serem superados pelo partido, o MDB. Confúcio já confirmou que vai permanecer no partido, mas seus aliados evitam falar na dobradinha com Raupp e apoio a Maurão. Só vão falar disto depois das convenções de julho.
Via Direta
*** A prefeitura de Porto Velho organizou várias equipes para tocar a Operação Tapa-Buracos por determinação do prefeito Hildon Chaves (PSDB)*** As obras são realizadas simultaneamente na região central e nos bairros *** O mandatário de honra da municipalidade, Expedito Junior (PSDB), tem inspecionado as obras e elogiado o serviço dos servidores *** O Sul de Rondônia vem com dois fortes candidatos à Câmara dos Deputados: Melki Donadon e Evandro Padovani.

Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas