Porto Velho/RO, 26 Março 2024 08:55:25
RONDÔNIA

Mutirão inicia pelo São Francisco

Moradores reclamam do abandono. Bairro não recebia limpeza há quase 10 anos.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/01/2017 às 05h05min

As máquinas da prefeitura entraram ontem no São Francisco. É o início do mutirão de limpeza que ocorrerá nos bairros

“Tive que acabar com a minha criação de pato e galinha porque as cobras subiam aqui e comiam tudo. Não deixavam nem os ovos. Tive que dar tudo pros outros para não ver mais meus bichinhos sendo devorados”.

O testemunho é de Rosana de Oliveira, ao subsecretário de Serviços Básicos do município, Wellem Prestes, durante o mutirão de limpeza da cidade que a prefeitura de Porto Velho lançou, começando pelo bairro São Francisco, na zona Leste.

Rose, como gosta de ser chamada, reside no bairro há dois anos, na rua Tereza Amélia. Ela, assim como os outros moradores, elogiaram a iniciativa do prefeito Hildon Chaves, de determinar a realização de um mutirão de limpeza na cidade, que começou pelo bairro onde Rose mora por sugestão da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), com base nos levantamentos sobre foco de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus.

“Esses levantamentos mostram que é no São Francisco que está concentrada a maior incidência do foco do mosquito responsável pela transmissão de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus. Antes de iniciarmos o serviço, uma equipe passou no final de semana pelo bairro avisando que hoje começaríamos a limpeza. Na ocasião foi pedido para que eles colocassem o lixo e entulho para fora do quintal, a fim de que fossem recolhidos pelas caçambas”, explicou o subsecretário Prestes.

O trabalho, que faz parte do Plano de Ação da prefeitura, é realizado pela Semusb em parceria com a Subsecretaria de Obras (Semob), Semusa, Emdur (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano) e mobiliza cerca de 40 trabalhadores e 12 máquinas. A equipe da Semusa trabalha na orientação dos moradores sobre os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Os homens da Semusb e da Semob estão responsável pela limpeza e recolhimento do lixo. A Emdur vai atacar a questão da iluminação pública, recuperando os pontos com defeito.

Ratos e cobras no local

A chegada das máquinas da prefeitura no bairro foi recebida com certa surpresa pelos moradores da rua Tereza Amélia. Em conversa com o subsecretário Prestes, eles falaram que há muito tempo eles não viam nenhuma máquina do município entrar no bairro, daí a admiração. Reclamaram também do abandono de quase uma década, período que o mato e o lixo passaram a tomar conta das ruas chegando a té a bloquear algumas delas.

“Estávamos completamente abandonados. Era lixo e mato para todo lado sem falar nas cobras e nos ratos. Era muito rato que ninguém aguentava mais. Felizmente agora o novo prefeito está olhando pela gente. Esperamos que continue assim a gente precisa desse serviço. Essa limpeza é ótima para a cidade que fica mais bonita”, falou Francisco Ubiratan, 68 anos, que reside no bairro há 10 anos. Ele acompanhou de perto o início dos trabalhos.

Quem também elogiou a iniciativa da prefeitura foi Edimê Silva. Ela também fez questão de acompanhar o início da limpeza na rua onde reside. “Faz muito tempo que ninguém vinha aqui limpar o nosso bairro”, disse.



Deixe o seu comentário