Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:48:44
Diário da Amazônia

Não se acomode: O que é seguro hoje, amanhã pode ser incerto

Seja proativo, estude e crie chances para se manter no mercado de trabalho

A- A+

Publicado: 10/09/2018 às 09h04min | Atualizado 10/09/2018 às 09h08min

Tenho reparado cada vez mais conhecidos e até mesmo pessoas não tão próximas (mas que fazem parte do meu cotidiano), que se formam em determinadas áreas e pronto, não fazem mais nada da vida. Se por um lado elas conquistam o tão sonhado diploma superior, do outro não absorvem metade do que suas áreas podem oferecer e se acomodam com apenas um tipo de atividade. Algumas não avançam em suas áreas de formação arriscando uma pós graduação/especialização ou mesmo fazendo pequenos cursos  “gratuitos” disponíveis na Internet. Desta forma, acabam ficando presas dentro de um “quadrado”, muitas vezes sem saída.

Em alguns casos essa “acomodação de trabalho” pode até dar certo, porque percebo pessoas do “meu ciclo” satisfeitas com o salário que recebem e com a “mera ilusão” de que terão “Direitos Trabalhistas” garantidos por Lei na aposentadoria. No entanto, se esquecem que após a “Reforma Trabalhista” muita coisa mudou. Em outros casos, vejo pessoas ficando “obsoletas” e cada vez mais ultrapassadas pela falta de buscar novos aprendizados e experiências. Assim,  quando tomam um “puxão de tapete” não sabem mais como voltar ao mercado e muito menos como empreender e trabalhar por conta própria. O diploma de curso superior não garante “conhecimento pleno das coisas mais”, isso é um fato e não uma “mera” constatação.

Com a entrada da internet, tanto a forma de trabalho como a logística da prestação de serviço mudaram e achar que isso não é importante, é perder chances e se jogar ao esquecimento. Hoje as áreas se convergiram e todas estão dentro das “tecnologias da informação”. Achar que o tradicional modo de trabalho ainda dará muitos frutos, é acreditar que o prêmio da loteria está garantido a partir do momento que você compra o bilhete. Não é mais assim que as coisas funcionam no mercado. Pelas experiências e vivências tidas ao longo de cinco (5) anos, tenho percebido isso cada vez mais. Em algumas áreas o estudo superior/ especialização já não é tão suficiente, mas, pode ser o diferencial quando se aproveita pelo menos 40% do que se aprendeu em cada novo curso concluído.

Frase: 

“Achar que o tradicional modo de trabalho ainda dará muitos frutos, é acreditar que o prêmio da loteria está garantido a partir do momento que você compra o bilhete”

Atuação

O único meio que garante satisfação plena e despreocupação com questões financeiras é o concurso público. O problema é que em concursos para 100 vagas, temos tido mais de cinco (5) mil inscritos fazendo a concorrência ser ainda mais forte. Mesmo assim, ele ainda é uma ótima chance para acomodação e segurança financeira. Mas, como nem todo mundo tem a chance de estudar e dedicar totalmente para isso, a saída é estar no mercado se reciclando e procurando aprender cada vez mais. Ser perceptivo e aprender também com pessoas que fazem parte da sua “vida profissional” ajudará no crescimento. Se puder estudar mais, fazer uma nova graduação, pós ou mestrado, ótimo! Nada que você faz será desperdiçado de souber utilizar pelo menos 40% dos novos aprendizados.

Não se acomode: O que é seguro hoje, amanhã pode ser incerto. Seja proativo, estude e crie chances para se manter no mercado de trabalho. Pense nisso.



Deixe o seu comentário