BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Nível do rio Machado passa dos 10 metros

Prefeitura de Ji-Paraná e Defesa Civil já estão em alerta para apoiar famílias, caso precisem.

Publicado: 17/02/2017 às 05h00

Chuvas que caíram em Pimenta Bueno e Cacoal chegam aos rios Melgaço e Machado

Desde a última sexta-feira (11) quando a régua de medicação saltou de 8,79cm para 9,24cm, prefeitura e Corpo de Bombeiros entraram em alerta para uma possível cheia dos rios Urupá e principalmente o Machado, em Ji-Paraná. Ontem às 11h registrou 10,2cm e às 12h, 10,8cm significando que algumas áreas da cidade, consideradas baixas já estavam começando a ficar alagadas.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente BM Dos Santos a ‘subida’ do nível dos rios em Ji-Paraná acelerou nos últimos dias em decorrência das fortes chuvas que caíram nas regiões de Pimenta Bueno e Cacoal, pontos onde ficam as cabeceiras dos rios Melgaço e Machado. Também, segundo ele, a chuva é intensa na região do Vale do Guaporé, mais precisamente em Costa Marques e parte dessa água segue para Ji-Paraná até desembocar no rio Jamari e Madeira. “Esse é um período que observamos muita oscilação nos níveis dos rios da região. Tanto pode aumentar de um dia para outro, quanto diminuir a metragem”, esclareceu.

Embora ainda nenhuma família tenha solicitado apoio para ser retirada de casa, a professora e secretaria de Esportes e Turismo (Semtur), Seloi Totti já determinou a suspensão de todas as atividades esportivas no ginásio municipal Adão Valdir Lamota, localizado na rua T-17 do bairro Nova Brasília, segundo distrito deste município. Segundo ela, o Adão Lamota foi liberado em decorrência das melhores condições de uso e segurança para os possíveis desabrigados.

Equipes 

Outra secretaria, em alerta é a de Assistência Social (Semas). Segundo a sua titular, Sônia Reigota uma equipe composta de vários servidores, entre os quais, assistentes sociais, estão de sobreaviso para a qualquer momento iniciar o atendimento de possíveis vítimas das cheias. “Nossa preocupação maior é com as crianças, especialmente, as que já estão estudando. Elas não perderão aulas”, garantiu Reigota.

Ainda de acordo com a Sônia Reigota, o prefeito Jesualdo Pires pediu a união de todas as secretarias envolvidas nesta situação. O novo coordenador (a) da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) deve ser nomeado até a próxima segunda-feira. Ontem, o nível do rio Machado registrava 10,8cm.

Por J. Nogueira Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário