Porto Velho/RO, 19 Março 2024 17:07:15
Diário da Amazônia

Nomes de plantonistas são divulgados

No dia 24, a escala da UPA Leste tinha um plantonista extra que não compareceu ao trabalho.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 28/01/2018 às 14h05min | Atualizado 29/01/2018 às 14h30min

Fiscalização do Cremero, do CRF e do Coren esteve na UPA Leste na última semana

A UPA Leste recebeu na última semana a fiscalização do Conselho Regional de Medicina (Cremero), acompanhado do Conselho Regional de Farmácia (CRF) e do de enfermagem (Coren), quando constataram que a Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) já cumpriu a medida solicitada pelo Ministério público para disponibilizar à população as escalas com nomes de profissionais de plantão em todas as unidades de pronto-atendimento.

Durante a fiscalização, todos os quatro médicos escalados para o plantão estavam na unidade. Já no feriado de quarta (24), a escala da UPA Leste contava com um médico em plantão extra que não compareceu ao trabalho, o que foi constatado pelo secretário adjunto, Marcus Vinícius de Oliveira, que estava no local.

Na ocasião, levantou-se o questionamento sobre o profissional que está de plantão extra e não comparece, se pode ser considerado como falta. Sobre essa questão, o presidente do Cremero, Andrei Leonardo Freitas, enfatizou que “o médico que se compromete e que assina o documento para fazer o plantão extra, tem obrigação de cumprir”, avaliou, sem contudo, informar que tipo de penalidade seria aplicada num caso desse.

De acordo com Freitas, a fiscalização faz parte da rotina do Conselho, “realizada todo começo de ano em todas as unidades do Estado, começando pela capital”. Depois da inspeção nas UPAs Leste, Sul e no Pronto-Atendimento Ana Adelaide, o próximo será o José Adelino.

A secretaria de saúde tem tomado as providências necessárias para as adequações solicitadas pelos conselhos. O adjunto da pasta, Marcus Vinícius, tem visitado constantemente as unidades para acompanhar a situação.

Afastamento

A direção da UPA Leste foi afastada pela Semusa, que está apurando através de sindicância uma denúncia de não atendimento a um paciente, dentre outras irregularidades. A mudança da rede elétrica para instalação de uma autoclave maior, será resolvida em breve. “Todos os dias estou visitando essas unidades para saber tanto dos usuários como dos profissionais como podemos melhorar e atender de maneira mais satisfatória à população,” disse o adjunto.

Semusa monta força-tarefa para o carnaval

Ao longo desta semana o secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Orlando Ramires, promoveu diversas reuniões com os departamentos da Semusa que lidam com a alta e média complexidade, atenção básica, almoxarifado, farmácia e também os diretores das unidades, para elaborar o plano de reforço dos plantões de profissionais nas UPAs Leste e Sul e nos prontos atendimentos Ana Adelaide e José Adelino, para este período carnavalesco.

Ficou decidido que não só os recursos humanos serão reforçados, como também os materiais de insumo e medicamentos. Como reflexo da reorganização administrativa e do levantamento parcial feito através do recadastramento de servidores concursados de nível superior, que está em vigor, já é possível fazer uma readequação de profissionais da rede da atenção básica e do serviço de urgência e emergência durante o período de carnaval.

São essas equipes que vão integrar a força-tarefa para garantir o atendimento à população. As Upas Leste e Sul e os pronto-atendimentos Ana Adelaide e José Adelino funcionarão com reforço extra. A escala está sendo criteriosamente elaborada de acordo com os dias da folia momesca e região que concentram o maior número de foliões de acordo com o calendário de blocos.

Está sendo definido entre os secretários de saúde, Orlando Ramires (municipal) e Williames Pimentel (estadual), os detalhes para firmar um termo de cooperação entre as duas secretarias para que nesse período em que a procura por atendimento cresce expressivamente, o Estado possa auxiliar o município com a cedência de profissionais que têm vínculo com ambos. E de aquisições de medicamentos através dos processos de planificação e cooperação através de empréstimos ou permutas.
As equipes do núcleo de controle das DST/Aids já estão trabalhando na estratégia de abordagem para orientação e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis nas apresentações de blocos, bandas e desfiles e outros eventos realizados durante o carnaval.



Deixe o seu comentário