Porto Velho/RO, 24 Março 2024 15:41:01
Diário da Amazônia

Nova ETA deve ser entregue em 90 dias

A construção de uma nova estação foi iniciada no mês de agosto do ano passado

Por J. Nogueira/Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/06/2018 às 15h57min

O maior problema das mais de 500 famílias do conjunto residencial Bosque dos Ipês, construído pelo Governo Federal através do programa social “Minha Casa, Minha Vida” na região do primeiro distrito de Ji-Paraná, pode estar com os dias contados. A vazão de dejetos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) por praticamente todo residencial, desde que a obra foi entregue, tem causado críticas e muita revolta. Esta semana, a empresa Comércio e Engenharia Ltda., anunciou que em 90 dias a nova estação está em operacionalização.

Há quatro anos os residentes do Bosque dos Ipês, convivem com esgoto a céu aberto, em algumas ruas o cheiro é insuportável e até para caminhar, principalmente as crianças precisam tomar cuidado para não pisar em fezes.

Segundo a dona de casa Neuza Aparecida, somente quem vive nas casas é que sabe o quanto sofre em decorrência dos dejetos derramando em praticamente todas as ruas do conjunto. “Tudo porque a primeira estação de tratamento não suportou o grande número de residências ligadas a ela”, declarou. Jonas Cruz, estudante, disse que a situação não pode mais continuar como está. “Isso é muito vergonhoso para o governo que apregou qualidade 100% da obra”, lembrou.

Para o também estudante Thiago Gonçalves a situação da água poluída da Estação de Tratamento de Esgoto revoltou todos os moradores. “Não entendemos porquêedemorou tanto para que outra unidade fosse construída, já que nem precisa ser engenheiro para saber que a primeira estação não suportaria tanta demanda”, afirmou. Marcelo Aparecida, beneficiada com uma das unidades residencial lembrou que em frente de ruas casas o esgoto é 24 horas.

Nova ETA

A construção de uma nova estação foi iniciada no mês de agosto do ano passado, pela empresa Coeng Engenharia, vencedora da licitação para através da Caixa Econômica Federal (CEF) com investimento superior a R$ 1,2 mi. Caio Moura, engenheiro da empresa Coeng, informou ontem (8) ao Diário da Amazônia que toda a base para receber a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) do conjunto residencial Bosque dos Ipês, já foi concluída, que esta primeira fase da obra teve duração de três meses.

Ainda segundo o engenheiro, a ETA que será instalada na referida base é procedente do estado de Minas Gerais (MG) e já está toda pronta. A saída dela com destino a Ji-Paraná está dependendo apenas da liberação da Licença de Transporte, já que ela vem em módulos de cilindros. “Acreditamos que em no máximo três meses (90 dias) entregaremos essa obra pronta para entrar em operação, e definitivamente, acabar com o sofrimento dessas pessoas”, declarou.



Deixe o seu comentário