Porto Velho/RO, 24 Março 2024 22:35:23

Política &

coluna

Publicado: 29/08/2018 às 14h39min

A- A+

O Brasil atingiu a marca de 208.494.900 habitantes

“Independente de quem seja o novo governador de Rondônia, a partir de 2019, pouco ou quase nada poderá fazer se não contar com o apoio..

“Independente de quem seja o novo governador de Rondônia, a partir de 2019, pouco ou quase nada poderá fazer se não contar com o apoio de sólida maioria na Assembleia Legislativa”. – Jornalista Valdemir Caldas

1-Que tiro foi esse? I

Contrariando o que se esperava ou até em função do seu desempenho pífio no debate da Rede TV, Bolsonaro foi bem no Jornal Nacional. Agressivo, começou dizendo que se encontrava confortável como numa plataforma de tiro de artilharia e, sem poupar munição e com a mira ajustada fez disparos à guiza de respostas. Sobrou para os dois apresentadores e para a própria Rede Globo que mais uma vez teve que ler a nota de esclarecimento que já havia sido veiculada na sabatina feita pela Globo News.  

2-Que tiro foi esse II

Se a estratégia dos concorrentes e principalmente Geraldo Alckmin, era desconstruir Bolsonaro atacando suas ideias pouco ortodoxas, a sua performance ontem no Jornal Nacional mostra que tal estratégia pode estar equivocada. Bolsonaro já caiu no gosto popular apesar do discurso raso e ausência de programa de governo. Mas o que pede o eleitor do Bolsonaro e porque? A resposta me parece óbvia. Mas até quando?

3-Parada para refletir

Desde ontem, trabalhadores da Eletrobras Distribuição Rondônia, ex-Ceron, cruzaram os braços e assim permanecerão por três dias em protesto contra a privatização da empresa. Os leilões das distribuidoras de energia apesar das liminares suspendendo e depois liberando, estão mantidos. Serão privatizadas as distribuidoras do Amazonas, Roraima, Alagoas, Acre, Rondônia e Piauí. Hora de refletir qual o tamanho do governo que queremos e em quais áreas deve atuar como prestador de serviço direto.

4-Justiça lógica

O TSE definiu que os presidenciáveis com menos de 30 segundos no horário eleitoral gratuito podem flexibilizar o tempo da propaganda somando segundos para aparecer menos vezes com tempo maior e assim compensar as participações em outras datas.  A mudança atendeu solicitação do Ibrade-Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral e por uma razão lógica: apenas 5 das 13 coligações terão tempo superior a 30 segundos. Detalhe: é vedada a divisão de inserções de 30 segundos em duas de 15 segundos.

5-Gênesis 1:28

O Brasil atingiu a marca de 208.494.900 habitantes, distribuídos nos 5.570 municípios, revela o IBGE, estimativa referente a 1º de julho. Crescemos pouco. De 2017 a 2018, apenas 0,82%. São Paulo ainda é o mais populoso município do país com 12,2 milhões de habitantes seguido de Rio de Janeiro com 6,7 milhões. Brasília e Salvador têm 3 milhões aproximados. 17 municípios possuem acima de1 milhão que somados chegam a 45,7, ou 21,9% da população. Metrópole é sinônimo de problemas, mas se fala no fim do Ministério das Cidades. A propósito, Serra da Saudade em Minas, é o menor município do país: 786 almas. Acho que os mineiros de lá não leram a Bíblia.

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.