Porto Velho/RO, 26 Março 2024 14:25:42

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 05/09/2018 às 09h00min

A- A+

O contexto migratório

O contexto migratório Desde que frei Gaspar de Carvajal escreveu os primeiros registros sobre a Amazônia a região nunca mais deixou de..

O contexto migratório

Desde que frei Gaspar de Carvajal escreveu os primeiros registros sobre a Amazônia a região nunca mais deixou de ser sempre estudada, apresentando novos fatos, muitos dos quais surpreendentes. Ainda hoje, novas descobertas confirmam o que se escreveu sobre ela, em relatos de viagem, expedições científicas e planos governamentais.

A nova realidade colombiana trazida pela negociação que levou a mais duradoura guerrilha a migrar para a política tradicional isolou os setores ligados ao crime que antes se escondiam sob a capa de guerrilheiros.

Com o Estado colombiano se concentrando no combate ao crime, são empurrados para as fronteiras e os confins da floresta transnacional. Já a nova e triste realidade venezuelana é a da procura dos mais desamparados pela oportunidade de trabalhar e viver sem tantos sobressaltos.

Frente à história antiga e à realidade contemporânea, que se desenrola às nossas vistas no dia a dia, forçoso é concluir que não há como falar da Amazônia sem considerar as migrações.

É o que defende a professora Márcia Oliveira, ao afirmar que as tensões apresentadas por essas novas realidades requerem “leitura e interpretação da Amazônia, tendo por base a dinâmica da mobilidade humana na região, ou seja, o contexto migratório”. É uma voz a ser ouvida.

…………………………………

PIB retraiu

O IBGE mediu um PIB de 2,3 (índice de crescimento econômico) em Rondônia, taxa superior à média nacional, mas bem inferior ao crescimento rondoniense na década passada, quando o estado atingiu 11 por cento. Eram os tempos da construção das usinas e ainda nem tinha chegado a cheia histórica, aquele desastre natural que nocauteou Porto Velho.

Em discussão

A Comissão de Infra-estrutura do Senado, a pedido da bancada amazônica, voltou a debater, em audiência publica, a questão da BR- 319, que liga Porto Velho a Manaus. O tema voltou à pauta, mas as mais importantes definições a respeito da continuidade da obra – travada pelos embargos ambientais – só devem acontecer mesmo no ano que vem.

As propostas

Na esfera das eleições a presidência abundam as propostas populistas, desde a quitação das dividas de todo mundo no Serasa (Ciro Gomes) ao auxílio-gás (de Geraldo Alckmin). Tem outras também para jogar para a plateia, como a de Boulos, de extinguir o reajuste dos ministros do Supremo com efeito cascata para juízes e desembargadores. Neste, caso é mais fácil galinha criar dentes.

Em Rondônia

Em Rondônia várias propostas, algumas muito parecidas, despontam na campanha eleitoral deste ano entre os governadoraveis. As mais presentes são sobre a industrialização, a geração de empregos e a regularização fundiária. Também tem aquela da criação de novos municípios, que depende mais do Congresso Nacional do que dos governantes rondonienses.

Nossas fronteiras

Durante recente programa eleitoral o candidato ao Senado Confúcio Moura (MDB) mostrou sua preocupação com a situação de nossas fronteiras  desguarnecidas com os países vizinhos facilitando as transações dos cartéis do tráfico de drogas e armamentos. A segurança nas divisas será uma de suas propostas no Senado, visando sensibilizar o novo presidente.

Via Direta

*** O transporte escolar continua sendo um calcanhar de Aquiles para a prefeitura de Porto Velho *** O maior problema ocorre nas localidades ribeirinhas ***O Dnitt toca as obras de conclusão da ponte na região do Abunã e da elevação da pista da BR- 364 para evitar problemas com futuras enchentes *** Os acreanos fiscalizam permanentemente as ações, pois são os mais interessados. Com isto não terão mais o problema doo isolamento rodoviário.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas