Porto Velho/RO, 30 Março 2024 15:23:14

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 12/05/2017 às 15h39min

A- A+

O déficit de vagas

Em pane em todo território nacional – e em Rondônia o quadro é lastimável - o sistema penitenciário brasileiro carece de recursos urgentes

Em pane em todo território nacional – e em Rondônia o quadro é lastimável – o sistema penitenciário brasileiro carece de recursos urgentes para reduzir o enorme déficit de vagas nos presídios estimado hoje em 250 mil vagas no País. Trata-se de um verdadeiro barril de pólvora novamente prestes a explodir no País, como uma bomba com efeito retardado.

Para minimizar o problema, uma medida provisória tornou obrigatória a transferência de recursos para o sistema penitenciário e a autorização tramitou no Congresso Nacional aprovando a transferência direta de recursos financeiros para o Fundo Penitenciário Nacional, aos fundos dos Estados e ao Distrito Federal. A MP foi editada pelo presidente Michel Temer e tem como objetivo modernizar e aprimorar o sistema penitenciário brasileiro.

A situação é alarmante, pois o contingente encarcerado no Brasil cresceu 78% nos últimos anos e atingiu uma população de mais de 622 mil detentos. Rondônia enfrenta há duas décadas o problema de superpopulação nas penitenciárias.

A dragagem

Ao custo de R$ 70 milhões, Rondônia e o Amazonas serão os principais Estados beneficiados pela dragagem do rio Madeira, tornando o rio assim na época da estiagem 90% navegável em toda a extensão da hidrovia. Adiada desde 2014, época da enchente histórica, o contingenciamento de recursos da União ainda pode ser um obstáculo para a obra.

Lados opostos

A implantação do projeto de esgotamento sanitário e a construção do novo terminal rodoviário de Porto Velho estão colocando em lados opostos o governador Confúcio Moura (PMDB) e o prefeito da capital Hildon Chaves (PSDB). O alcaide ambiciona assumir as obras que seriam a marca da sua administração, mas o governo não alivia, mesmo porque já está tocando os referidos projetos.

Entrando no jogo

O possível lançamento de Jaqueline Cassol à disputa de uma cadeira ao Senado em 2018 pode embolar a disputa de uma vez. Afinal são tidos como possíveis postulantes o governador Confúcio Moura (PMDB), Valdir Raupp (PMDB) à reeleição, o ex-presidente da Assembleia Legislativa Neodi Carlos (PSDC), o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) e o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB). E neste cenário temos um quadro de verdadeiro canibalismo político na Zona da Mata.

Reajuste da tarifa

Pelas materinhas plantadas na mídia dando conta que o preço da tarifa de ônibus em Porto Velho é uma das mais baratas do País, já se prepara o terreno para reajuste no sistema de transportes coletivos da capital. As planilhas já foram apresentadas e o Consórcio SIM – cujos serviços são péssimos – pleiteia algo em torno de R$ 3,80. Vamos ver se vão se dar bem também com a gestão tucana.

Pousada das inocentes

Algumas esposas de políticos estão rastreando o novo local da “pousada das inocentes”, onde estariam fazendo morada várias “teúdas e manteúdas”, que anteriormente estavam radicadas na região da Esplanada das Secretarias e que sumiram do mapa depois de localizadas. O ódio maior é contra “Marilin”, uma catarinense que está fazendo fila – e muitos vales! – nos políticos e empresários.

Via Direta

*** Impressiona o número de ex-vereadores, ex-prefeitos e ex-deputados estaduais presos em Rondônia *** E não há indicativos de que o panorama seja alterado nos próximos anos *** Toda semana tem político preso e nem estou contando os foragidos, pois só de ex-deputados tem quase uma dúzia *** Os municípios de Borba e Nova Olinda do Norte, no Baixo-Madeira, no estado do Amazonas, sofrem com a nova enchente.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas