Porto Velho/RO, 21 Março 2024 11:41:19

Política &

coluna

Publicado: 04/09/2018 às 16h03min

A- A+

O estado é laico

“No país do ‘faturo’, até o passado é exterminado.” – Jornalista Josias de Souza. 1-Desafiando a justiça I O TSE abriu a..

“No país do ‘faturo’, até o passado é exterminado.” – Jornalista Josias de Souza.

1-Desafiando a justiça I

O TSE abriu a guarda ao “arranjar” um prazo para o PT indicar um candidato validado e Lula “pôs curto”. A campanha não tem candidato a presidente, mas tem. Haddad que é  vice mostra Lula como candidato, fala de Lula e Lula também fala e espinafra a justiça. O TSE mandou parar e o PT não parou. E só para se e quando Lula mandar. Se o TSE nada fizer se avacalha mais ainda. Se retirarem a propaganda do ar Lula se vitimiza e sua cela/comitê em Curitiba vira santuário. Aliás, no Brasil os presidiários comandam suas organizações criminosas de dentro da cadeia. Basta seguir a cartilha. É a mesma.  

2-Desafiando a justiça II

Entender como funciona uma cabeça torta é difícil O PT que possui várias tendências se dividiu em duas alas. Uma segue José Dirceu que apoia Haddad. A outra vai de Gleisi que trabalha contra Haddad e o “redivivo” trabalha com ambas, pois é necessário manter a assombração e um corpo para o “encosto” baixar. Tanto faz que seja Gleisi ou Haddad. O ideal é que o TSE atrase processo. Lá no TSE o “encosto” chegou, baixou e saravou. Pai Dedé avisa: “Óia mizifi é incosto dos brabo. Mió dêxá na cadeia. Hummm!”

3-Laicismo no STF

O estado é laico. Prevêm os artigos 5º e 19º da Constituição Federal. Ministros do STF não podem ser filiados a partidos. Está lá no artigo 95 item III da mesma Constituição. O futuro presidente do STF – ministro Dias Toffoli – escolheu mais uma vez o dia 13 para a posse, como ocorreu quando foi investido no cargo de presidente do TSE. O ministro diz que é devoto de Nossa Senhora de Fátima. Ele e eu. O ministro foi ligado ao PT por muito tempo. Eu não. Uma coisa – acredito – não tem nada a ver com a outra. Ou não.

4-Greve de caminhoneiros?

Nas redes sociais e na rádio peão o fuxico é grande: os caminhoneiros vão parar o país. A boataria tomou um vulto tão grande que já comunicados oficiais de associações e de sindicatos desmentindo a possível movimentação. Desta vez não é crível que o governo não esteja atento e possa ser pego de calças na mão. Faei hoje com alguns dirigentes e a falada paralização não está sendo cogitada por um questão simples: Bolsonaro pode ser identificado com o movimento como foi antes e o tiro sair pela culatra.

.   5-Além da queda o coice

Na avaliação dos líderes do PCdoB e de parte do PT, a correria na chapa Lula, Haddad, e Manuela pressionando a justiça e administrando uma briga interna pode melar tudo e   a transferência de voto depende de dois movimentos: tornar Haddad conhecido e fazer com que o eleitor se convença que Haddad é Lula. Num dos cenários estudados surge um rolo maior ainda. Lula teria que renunciar à candidatura para evitar que a chapa toda seja cassada se o Supremo, depois, julgar improcedente o pedido de mérito. Se ocorrer até a Manuela sai perdendo e muito. Pode ficar sem mandato e sem foro privilegiado.

[email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.